Sábado – Pense por si

Negação plausível

Putin está, ou não, a pensar em atacar a Europa? Uma análise às palavras do agressor na Ucrânia oferece-nos diferentes interpretações, obviamente contraditórias. É nisso que o ditador russo é bom: na arte da "negação plausível". O nevoeiro do medo é, por si só, uma vitória de Moscovo sobre a Europa. Novo dado que não estava no guião: e se Putin está mesmo inseguro sobre as reais intenções de Donald Trump?

Nova política de segurança da UE endurece linguagem relativamente à Rússia

Negociado há cerca de dois anos entre os Estados-membros, o texto, discutido esta segunda-feira pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da UE, em Bruxelas, aumentou de 28 páginas desde a sua primeira versão até às atuais 45 e foi introduzindo cada vez mais referências, e mais duras, à Rússia, à medida que se agrava a invasão da Ucrânia, iniciada na madrugada de 24 de fevereiro.

O moralista

Nos tornozelos de gigantes

DeSilva cita os casos de Wordsworth, que moldou o Romantismo em 290 mil quilómetros de passeatas, de Kant, Beethoven, Jonathan Swift, passeantes obsessivos. E parafraseia Nietzsche: “Todos os grandes pensamentos são concebidos a andar.” Levantem agora o rabo desse sofá.

Pedro Marta Santos

Benedict Cumberbatch , "o espião inglês"

Já em exibição nas salas, o thriller "O Espião Inglês" é a história do recrutamento do engenheiro Greville Wynne pelo MI6 e a CIA durante a Guerra Fria. Conheça melhor o ator que o interpreta.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h