
Associações ciganas querem anticiganismo reconhecido como racismo
Vice-presidente da Associação Letras Nómadas diz que em 49 anos de vida nunca sentiu tanto racismo como hoje em dia, apontando que existe "provocação autêntica".
Vice-presidente da Associação Letras Nómadas diz que em 49 anos de vida nunca sentiu tanto racismo como hoje em dia, apontando que existe "provocação autêntica".
"Vamos começar no dia 06 de janeiro um conjunto de revisões e é um ponto que pode estar e estará, com certeza, em cima da mesa", afirmou a governante Margarida Blasco, em declarações a jornalistas.
Andámos um dia com um boneco de papelão do primeiro-ministro e até o levámos ao congresso do PS. Na rua, quiseram comprá-lo por 50 euros para lhe atirarem setas e chamaram-lhe ladrão, mas entre os socialistas o Costa em cartão recebeu elogios, agradecimentos e pedidos de selfie. Foi a “estrela” do evento.
Ataques terroristas, operações militares, massacres, a guerra israelo-palestiniana tem sido marcada por violações dos direitos humanos e do direito internacional.
António é o mais à esquerda dos irmãos Rebelo de Sousa. Crítico do Estado Novo, foi repreendido pela PIDE. Ajudou a fundar o PSD e foi deputado por três partidos. Hoje é do PS – e pediu autorização aos líderes para apoiar o irmão.
É o quinto congresso do Chega em quatro anos de existência. De volta aos estatutos de 2019, após chumbos do TC, Ventura vai afastar da direção quem já lhe fez frente. Nuno Afonso vai mais longe e sairá do partido.
Documentos até agora inéditos contam como se começou a construir o partido em 1962, ainda antes de surgir Mário Soares. E quem se lembrou de o juntar ao projeto.
Este será o primeiro congresso realizado pelo Livre após as eleições legislativas antecipadas de janeiro, nas quais conseguiu voltar a ter representação na Assembleia da República, com a eleição de Rui Tavares como deputado único.
No Conselho Nacional da JSD, o atual presidente, Alexandre Poço, anunciou que apresentará em breve a sua recandidatura ao cargo.
Partilham a gargalhada, a fé católica e o interesse por causas sociais. Marcelo é o mais ao centro, António o socialista, Pedro o conservador. Cresceram nos corredores do poder e vingaram na política, na academia, nos negócios e na advocacia.
Discussão ideológica da IL entre conservadores e progressistas dominou o primeiro dia de congresso. No fim, a maioria acredita que todos cabem no partido. Contudo, há quem acredite (até mesmo um fundador) que a direção liberal esteja a centralizar responsabilidades
No arranque dos trabalhos da reunião magna da IL, Cotrim ambiciona o Governo de Portugal. Mas com críticas: membros do Conselho Nacional do partido acusam a direção de gerir partido de forma "centralista" e iliberal.
Foi o primeiro líder e aquele que o partido faz por esquecer. Um livro ajuda a perceber como passou de sindicalista radical a salazarista.
Horta Soares substitui Miguel Quintas que saiu da corrida autárquica "por motivos pessoais".
"O meu projeto de mudança cresce todos os dias com apoios das mais diversas áreas", referiu o ex-comissário europeu sobre a escolha da IL apresentar um candidato próprio.
É o mais antigo partido político português e um dos sobreviventes entre os partidos comunistas mundiais. Celebra hoje 100 anos de vida, com episódios para todos os gostos: aventura, traição, morte, mudança, resistência, apogeu e declínio.