Sábado – Pense por si

Ana Taborda

O grande negócio da comida pronta

Só o Continente vende mais de uma tonelada de arroz de pato por dia, o Dez Prá Uma abriu uma loja no centro comercial das Amoreiras, o Quase Quase pensou fazer da garagem uma cozinha. O destino é a sua mesa.

Marisa Antunes

São jovens, mulheres e destacam-se na Agricultura

São poucas mas altamente qualificadas, determinadas e acima de tudo muito independentes. A nova geração de agricultoras em Portugal faz justiça aos tempos de hoje. Apesar das dificuldades impostas pelo setor, estas jovens mulheres arregaçaram as mangas e evidenciam-se no mundo rural, de norte a sul do País.

Ana Taborda

Retornados. Histórias dos que fugiram das antigas colónias

Houve casamentos com anéis emprestados e rolos de fotografia fora de prazo; bebés que nasceram ao som de tiros e miúdos de 12 anos a conduzir automóveis rumo à fronteira com à África do Sul. No horizonte, a metrópole distante e muitas vezes desconhecida, para onde ninguém queria vir. E de onde alguns voltariam a sair.

Sónia Bento

Cientistas querem o Dodó de volta à vida

Era maior do que um peru, não voava, serviu de alimento aos colonos portugueses nas ilhas Maurícias e extinguiu-se. Agora, os norte-americanos vão investir milhões para recriar a espécie.

António José Vilela

Duarte D'Orey: O gestor maravilha que deixou um rasto de destruição

Foi o presidente mais novo de empresas cotadas e quis ser banqueiro. Negociou fundos de futebol, viveu num palacete na Lapa, deixou centenas de credores. O Banco de Portugal tirou a licença a uma das suas empresas e a CMVM decidiu que, até agosto, a centenária Orey Antunes tem de sair da Bolsa.

Marco Alves

Salazar: os diários do ditador

Durante 36 anos, e todos os dias, o chefe do Estado Novo anotou quase tudo o que acontecia na sua vida. As pistas que deixou mostram o tráfico de influências que existia na sua casa, quem eram os grandes amigos e como as mulheres que o rodeavam se digladiavam.

6
Raquel Lito

Luís Estanislau: "Estou na China, sinto-me seguro e já fiz mais de 50 testes"

O preparador físico de um clube chinês relata o quotidiano de Wuhan, epicentro da pandemia há um ano. À época foi repatriado, mas no verão voltou à cidade chinesa e sentiu segurança. Não dá um passo sem a app Código Verde, equivalente à Stay Away Covid e é campeão de rastreio. Nunca esteve infetado.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)