Sábado – Pense por si

São jovens, mulheres e destacam-se na Agricultura

Marisa Antunes 21 de agosto de 2024 às 23:00

São poucas mas altamente qualificadas, determinadas e acima de tudo muito independentes. A nova geração de agricultoras em Portugal faz justiça aos tempos de hoje. Apesar das dificuldades impostas pelo setor, estas jovens mulheres arregaçaram as mangas e evidenciam-se no mundo rural, de norte a sul do País.

Portugal é um dos Estados-membros com menor peso de jovens agricultores na União Europeia (1,9% versus 10% da média da UE) – pior só o Chipre. Porém, há jovens mulheres que resistem e querem dar o exemplo. É que apostar na agricultura é sinónimo de trabalho muito árduo e um sem número de entraves burocráticos para dinamizar as explorações, mas nada que demova as nossas cinco protagonistas que se destacam num setor marcadamente masculinizado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.