Sábado – Pense por si

O amigo americano - a intervenção dos EUA no PREC

António Luís Marinho 15 de outubro de 2025 às 23:00

O golpe militar de 25 de abril de 1974, em Portugal, terá apanhado desprevenidas as autoridades norte-americanas. Todas? Não

Bernardino Gomes e Tiago Moreira de Sá revelam no livro "Carlucci vs. Kissinger – Os EUA e a Revolução Portuguesa" que um diplomata norte-americano, Bob Bentley, que trabalhara na embaixada em Portugal entre 1967 e 1971, escreveu uma carta a Henry Kissinger, o homem que liderou a política externa norte-americana entre 1969 e 1977, dois dias antes de 25 de abril de 1974, lançando um aviso claro: “Vai haver uma mudança de regime em Portugal”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.