Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

A moda das fotos de pedidos de casamento

O ajoelhar para oferecer o anel de noivado já não é um momento íntimo. Agora, os casais querem imortalizar o pedido, mas não é fácil. É preciso planeamento, disfarces e, até, sinais de código.

Carlos Torres

As memórias de Eriksson: A bebedeira, as mulheres e a mão de Vata

O antigo treinador do Benfica, que morreu em agosto de 2024, deixou em livro muitas histórias da sua carreira, que envolveram grandes figuras do futebol, de Eusébio a Maradona, de José Mourinho a Hulk. Sven-Göran Eriksson pediu para ser recordado como "uma pessoa honesta e uma boa pessoa".

Susana Lúcio

O poder dos medicamentos para emagrecer

Eliminam a sensação de fome e estão a revolucionar o tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. Apesar de ter sido o primeiro país da Europa a declarar a patologia como uma doença crónica, Portugal ainda não comparticipa estes fármacos. Um erro e uma injustiça, defendem os especialistas.

Ana Taborda

Salgueiro Maia: a vida privada

Apareceu pela primeira vez nos jornais ainda não tinha 4 anos, depois de assistir ao atropelamento mortal da mãe. Descendente de ferroviários, cresceu de terra em terra, mas foi em Santarém, ao volante de um Citroën 2CV, que pediu a mulher em casamento. Juntos adotaram dois bebés, viajaram pela Europa a acampar e viram o cancro matar o herói de Abril. No Luxemburgo, a filha Catarina tornou-se delegada sindical. Os netos cresceram a ouvir as histórias do avô revolucionário.

Bruno Faria Lopes

As primeiras eleições livres foram há 50 anos e (quase) todos votaram

O papel dos boletins foi oferta da Suécia, o esforço de organização das eleições foi dos militares e 92% dos recenseados votaram. A par do entusiasmo com a novidade - "ninguém dormiu na campanha", conta Marcelo Rebelo de Sousa - houve violência e alguns milhares de pessoas não puderam votar por causa do seu papel na ditadura. As eleições para a Assembleia Constituinte, um marco da transição, deram o primeiro triunfo aos moderados.

Sónia Bento

Patrocínio. Um clã de estrelas e advogados

Usam o apelido do pai e são Vieira de Almeida, da parte da mãe - família que detém a VdA, uma das maiores sociedades de advogados do País. As quatro irmãs casaram-se com figuras igualmente mediáticas, como um ex-jogador da seleção de râguebi, um ator e um dos donos do restaurante Praia no Parque.

Sónia Bento

A Mala de Viagem de Mariana Alvim

Porto Santo é o destino que mais repete, quer muito conhecer Praga e sonhar ir à Nova Zelândia e à Costa do Pacífico. A voz do Café da Manhã, na RFM, não gosta de frio e a sua mala tem sempre uma garrafa de vinho

Sónia Bento

Dois pais p’ra toda a obra

Gonçalo era solteiro quando se tornou pai do Duda, mais tarde apareceu o Miguel e a família alargou com a chegada do Isas e da Cacá. A experiência na adoção de crianças levou-o a criar um projeto que dá apoio a pessoas que também querem adotar.

Sónia Bento

Gisele Bündchen foi mãe pela terceira vez

É o primeiro filho da top model e de Joaquim Valente, instrutor de jiu-jitsu. Gisele nunca assumiu a relação com o pai do bebé e manteve a gravidez no maior secretismo.

Vanda Marques

Bill Gates: de criança problemática a génio da programação

Nasceu numa família rica, a sentir-se sempre diferente dos outros. Ia enlouquecendo os pais, com a sua rebeldia e espírito contestatário. Diz que hoje teria sido diagnosticado com autismo. Passou uma noite na prisão e centenas de horas a programar. Conheça a autobiografia do fundador do Microsoft.

Cuidados Intensivos

Crianças à solta

Enquanto a direita e a esquerda cavernícolas se agarram a modelos falhados, o secretário-geral do PS, por razões eleitorais ou substanciais (é-me indiferente), prefere algum equilíbrio – ou, como antigamente se dizia, reciprocidade entre quem chega e quem recebe. Hitler, de facto, deve estar orgulhoso.

Marco Alves

Eça de Queiroz: a vida privada de um génio

As roupas extravagantes, as viagens exóticas, os hotéis mais luxuosos, os grandes jantares, as mulheres proibidas e as mais fáceis. Eça gostava do melhor que a vida podia oferecer. Ganhava bem, gastava ainda mais, acumulava dívidas, pedia dinheiro e favores. Rejeitado pela mãe, construiu uma família unida. Na semana em que os seus restos mortais são transladados para o Panteão, esta é a sua história pessoal.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30