União Europeia: de humilhação em humilhação até ao aniquilamento final
Compensa viver em Democracia e em sociedades organizadas segundo o modelo do Estado de Direito.
Compensa viver em Democracia e em sociedades organizadas segundo o modelo do Estado de Direito.
"Dadas as dificuldades do crescimento a longo prazo e das mudanças demográficas, os riscos para a sustentabilidade da dívida pública continuam significativos a médio e longo prazo", refere o relatório anual.
A autoridade monetária da Zona Euro avançou esta quinta-feira com um corte de juros de 25 pontos-base, em linha com o esperado.
A autoridade monetária da Zona Euro avançou esta quinta-feira com um corte de juros de 25 pontos-base, em linha com o esperado.
A pensar em Israel, o Bloco, especialista na história que lhes convém, quer impedir vendas e compras a colonatos em territórios ocupados. Ideia repetente de 2023. Pode ser que seja a última.
No final de novembro, o executivo comunitário ter feito alertas sobre o OE2025 relacionados com o previsto apoio português aos combustíveis.
"Haverá sempre a questão de saber se eu deveria simplesmente ter cedido e desistido de todas as exigências de duras medidas de austeridade e reformas económicas na Grécia, Portugal, Espanha e Itália", escreve a ex-chanceler alemã na sua biografia.
No passando, fechar acordos envolveu convívios em casa de Costa, telefonemas entre Marcelo e Guterres e refeições no Tivoli com Manuel Monteiro. E alguma discrição.
O FMI diz que medida é cara e de eficácia duvidosa. Mas critica também a descida do IRC, preferindo uma redução das derramas. Fundo pede ainda prudência orçamental.
O relatório indica como primeira e mais importante prioridade para "relançamento de um crescimento sustentável" a "redução do fosso em matéria de inovação com os Estados Unidos e a China, especialmente em tecnologias de ponta".
Leonor Beleza foi apresentada como cabeça de lista, mas acabou por não o ser. Soares falhou o que queria. Sousa Franco morreu em campanha. Monteiro fez-se uma estrela. Seguro foi apeado depois de ganhar. Nas eleições a que ninguém liga aconteceu sempre muita coisa.
A União Europeia pode adotar diferentes tipos de regulamentações, mais quais são e quem as decide?
Na União Europeia, o momento é de grande transição, seja ela ambiental, digital ou nas alianças internacionais. Rússia, China e Estados Unidos entram na equação e há dois momentos eleitorais que ainda podem alterar o xadrez mundial em 2024.
Portugal recebeu 161,4 mil milhões de euros em fundos comunitários desde a adesão. Apesar de serem a face mais visível do impacto da UE – não há área que não tenham tocado – continuam a ser pouco notados pela população. Podiam ter sido mais bem usados, mas tiveram – e têm – um enorme impacto positivo.
A Nokia relançou um dos seus modelos clássicos dos anos 90. Mas há mais empresas a fazê-lo: os telefones básicos estão a ganhar terreno. Não é só nostalgia, a ideia é reduzir o tempo de ecrã.
No Dia da Europa o jornalista João Carlos Barradas faz uma análise ao que se pode esperar dos futuros alargamentos da União Europeia e dos desafios que se lhes colocam.