Da insustentável insustentabilidade
As desgraças e a miséria precisam ser comunicadas, mostradas. Mas não precisam ser escalpelizadas ou hiperbolizadas para, assim, serem ignoradas.
As desgraças e a miséria precisam ser comunicadas, mostradas. Mas não precisam ser escalpelizadas ou hiperbolizadas para, assim, serem ignoradas.
Estou farto que passem por patriotas aqueles que desfazem e desprezam tudo o que fizemos, tudo o que alcançámos e, sobretudo, tudo o que de nos livrámos – a miséria, a ignorância, o colonialismo.
Lee Jae-myung abandonou a escola para ajudar a família a trabalhar numa fábrica. Com um curso em Direito, entrou para a vida política em 2005. No ano passado foi surpreendido por um apoiante que o esfaqueou.
Simenon chega a Batumi vê órfãos famintos e ao abandono, rações de miséria, gente que espia num canto e mercadeja noutro, para num bar reservado a estrangeiros com divisas fortes deparar com um cônsul turco que desespera por sair dali num barco qualquer.
Dois amigos, clientes maltratados pela banca, falam sobre a miséria dos juros nos depósitos. Um deles, mais conservador, procura consolo, mas não o encontra.
Apesar das fragilidades, hesitações, arranques e travagens, ainda tenho alguma esperança de que a Europa não faça aquilo que Putin disse num dos seus insultos mais ofensivos, até porque pode ser certeiro - a imagem do cãozinho europeu a dar ao rabo diante de Trump, o que hoje significa fazer o mesmo diante de Putin.
A SÁBADO entrevistou, em exclusivo desde o seu quartel-general em Maputo, o candidato que (alegadamente) perdeu a eleição presidencial mas que arrasta milhares sempre que sai às ruas. Montou um Governo paralelo para monitorizar o Executivo da Frelimo nos primeiros 100 dias e espera ver as 30 medidas que exigiu cumpridas até 27 de abril. Depois, a turbulência pode voltar a Moçambique.
O Repórter SÁBADO foi a esta zona de Lisboa e descobriu a miséria e exploração que atinge muitas das pessoas a viver no local.
Espelho meu, espelho meu, existe algum partido mais ético do que o meu? E o espelho estilhaçou-se às primeiras provas de realidade.
Sabemos que a percepção de insegurança é desproporcional à insegurança real, mas mesmo essa percepção é já em si um problema. Nas cidades, há guetos, há bairros sociais, há zonas de miséria e degradação.
Estreia 27 de março - Teatro Armando Cortez
Elevadores avariados, eletricidade com falhas e dejetos espalhados pelo edifício são algumas das queixas apresentadas. No prédio, onde a maioria dos moradores ronda os 70 anos, há até quem atire do 7º andar o lixo pelas janelas, para evitar as escadas.
Em véspera da entrega do Orçamento do Estado para 2024, André Pestana, do STOP, e Helena Terleira, do Médicos em Luta, avançam quais as medidas que esperam constar do documento.
Queremos que os pobres trabalhem para merecer os apoios que lhes aliviarão a miséria, mas louvamos os que enriquecem sem esforço, especulando.
Sob o pretexto de que os recursos são escassos, há uma elite cada vez mais obscenamente rica, enquanto se acentua a miséria. Mais: criou-se a ideia de que os pobres têm de provar que merecem os apoios sociais.
Quando me lembro de uma certa casta nacional que vive da intriga palaciana e dos respectivos heterónimos espalhados pelos megafones mediáticos. Todos eles habitam no computador do assessor de João Galamba, essa metáfora penosa da nossa miséria política nacional.