Sábado – Pense por si

Bons costumes

Simenon e a fome

Simenon chega a Batumi vê órfãos famintos e ao abandono, rações de miséria, gente que espia num canto e mercadeja noutro, para num bar reservado a estrangeiros com divisas fortes deparar com um cônsul turco que desespera por sair dali num barco qualquer.

A lagartixa e o jacaré

As eleições da miséria política

Apesar das fragilidades, hesitações, arranques e travagens, ainda tenho alguma esperança de que a Europa não faça aquilo que Putin disse num dos seus insultos mais ofensivos, até porque pode ser certeiro - a imagem do cãozinho europeu a dar ao rabo diante de Trump, o que hoje significa fazer o mesmo diante de Putin.

João Vaz de Almada, em Maputo

Venâncio Mondlane: “A Frelimo só criou miséria nestes 50 anos”

A SÁBADO entrevistou, em exclusivo desde o seu quartel-general em Maputo, o candidato que (alegadamente) perdeu a eleição presidencial mas que arrasta milhares sempre que sai às ruas. Montou um Governo paralelo para monitorizar o Executivo da Frelimo nos primeiros 100 dias e espera ver as 30 medidas que exigiu cumpridas até 27 de abril. Depois, a turbulência pode voltar a Moçambique.

Caderno de Significados

O computador de Galamba

Quando me lembro de uma certa casta nacional que vive da intriga palaciana e dos respectivos heterónimos espalhados pelos megafones mediáticos. Todos eles habitam no computador do assessor de João Galamba, essa metáfora penosa da nossa miséria política nacional.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30