Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
23 de outubro de 2024 às 23:00

A segurança e a imigração são questões políticas de hoje

Sabemos que a percepção de insegurança é desproporcional à insegurança real, mas mesmo essa percepção é já em si um problema. Nas cidades, há guetos, há bairros sociais, há zonas de miséria e degradação.

Isto quer dizer que é fundamental tratá-las, até porque elas são das mais sensíveis questões em todas as democracias, na Europa e nos EUA, logo em Portugal. Daqui se depreende que o modo quase pavloviano como certa esquerda reage sempre que se enuncia sequer qualquer destas questões é um absurdo e um erro. O contraponto deste erro é a manipulação também quase pavloviana que a direita faz destas duas questões como capital seu, capital de queixa que entende que lhe pertence, porque tem soluções repressivas que variam de proposta para proposta apenas na sua pretensa dureza.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.