Sábado – Pense por si

Guarda-redes improvisado defende penáltis e torna-se herói do Sporting Livramento
Carlos Torres

Eles foram à baliza e defenderam penáltis

São jogadores de campo, mas tornaram-se heróis como guarda-redes improvisados. Luís Bernardo, defesa do Sporting Livramento, tinha dito ao árbitro que ia defender dois, mas parou três na Taça da AF Lisboa e agora chamam-lhe "lenda".

O guarda-redes Vozinha é um dos mais experientes, com 80 internacionalizações
Pedro Ponte

Vamos ter sotaque crioulo no Mundial de 2026?

A seleção de Cabo Verde está muito perto de um apuramento inédito. O segredo passa pela globalização, com muitos jogadores nascidos e formados na Europa. Vozinha, guarda-redes do Chaves, ajuda-nos a perceber este momento histórico.

Tiago Tomás foi campeão no Sporting com Ruben Amorim
Tiago Carrasco

Tiago Tomás: "Soube que ia sair do Sporting e fui a chorar até casa"

Em criança, andou em escolas privadas, viajou com a família pelo mundo e tinha fama de “fiteiro”. Sagrou-se campeão pelo Sporting e nunca quis sair do clube. Hoje, no Wolfsburgo, na Alemanha, toca piano e visita fábricas de automóveis, enquanto sonha com a seleção e um regresso às competições europeias.

Pedro Ponte

Diogo Jota: dos vasos partidos às lutas com o irmão pela PlayStation

Começou a jogar com apenas seis anos na escola de futebol Gondofute. Destacou-se nos relvados e na escola, pois nunca tirou uma negativa, e, depois de não ter convencido Benfica e FC Porto, acabou o ensino secundário já às portas da equipa A do Paços de Ferreira. Perito em ligar o ‘descomplicómetro’ em campo, era uma referência no Liverpool e na Seleção Nacional. Diogo Jota e o irmão morreram esta quinta-feira.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.