Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

O “querido Faial” de J. P. Morgan

O banqueiro mais poderoso do mundo na sua altura viveu seis meses na ilha açoriana quando tinha 15 anos, para curar uma febre reumática. As cartas e um diário mostram como essa experiência formativa o marcou para a vida.

Vanda Marques

Tudo sobre a primeira biografia do novo Papa

Quem é Leão XIV? O que pensa o papa americano? O jornalista Christophe Henning tenta responder a estas questões e ficamos com mais pistas. Mas ainda há muito por saber sobre Prevost

Papa Leão XIV
Lusa

Leão XIV é fã de Cristiano Ronaldo, admira o cardeal Tolentino e lê em português

"No futebol, o padre Robert Prevost gostava muito dos argentinos, mas entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, preferia o jogador português. Valorizava a disciplina, a constância e o facto de Cristiano Ronaldo se exigir mais para conquistar", disse à Lusa José María Nuñez, antigo acólito do então bispo Robert Prevost que, entre 2014 e 2023.

convidado

O imenso adeus

Um Papa é sobretudo o seu imenso adeus – o que disse, o que mudou, o que deixou escrito, o que pode ter alterado a vida de muitos milhões de praticantes e de não praticantes, o que deixou para ser feito e que já não pode recuar

Luana Augusto

O funeral do Papa Francisco em três passos

Missa será realizada no sábado pelas 9h, mas os rituais incluem três etapas. Da retirada do anel da mão de Francisco à procissão, saiba quais os passos a serem cumpridos.

6
Vanda Marques

Como começaram as religiões?

A arqueologia mostra que esta tradição tem mais de 250 mil anos. As primeiras manifestações foram os enterros. Apesar de muito diferentes, ainda hoje a maioria da população é crente

Carlos Torres

Ruben Amorim: O treinador-estagiário já rendeu mais de €25 milhões

Foi fazer o estágio para o Casa Pia e alterou logo os treinos e os métodos. Ganhou o seu primeiro troféu ao 5º jogo numa equipa profissional (Sp. Braga) e mudou-se para Alvalade por 14,6 milhões de euros. Mas valeu todo o dinheiro, pois devolveu a glória ao Sporting.

élvio Sousa - JPP
Maria Henrique Espada

Élvio Sousa, o “gato que caça ratos”

Tornou-se o rosto do JPP, que mudou a paisagem política da Madeira. Vai ao mar todos os dias, à Marcelo. Levanta-se com as galinhas, dá comida aos 5 gatos, corre a ilha a atender pessoas e ficou a dois deputados do PS.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30