Sábado – Pense por si

Vanda Marques e Lucília Galha

Leão XIV: A vida do primeiro papa americano

Gosta de jogar ténis, em criança brincava aos padres e percorreu o Peru a cavalo. Robert Prevost era o mais improvável da lista de cardeais, mas um dos braços-direitos de Francisco. Cinco portugueses, que conviveram com o cardeal, contam como trabalha o sorridente – e sempre disponível – Leão XIV.

Sónia Bento

Júlio Isidro: “As bolas de Natal eram nozes que eu pintava"

Em miúdo, a árvore de Natal de Júlio Isidro era natural, decorada com pedacinhos de algodão, nozes e velas. A atual é artificial e tem bolas douradas. O apresentador, que tem um presépio com mais de 70 anos, diz que não resiste aos coscorões da sogra.

Talvez crónica

Ler de livre e espontânea vontade

Ler é um acto de entrega consentido: são sonhos, medos, amores, desamores, impossibilidades e heróis espalmados em folhas de papel. E depois vem uma possibilidade deslumbrante de conseguir levantar aquelas letras e dar-lhes o que a nossa imaginação tiver para elas. É ouvir vozes antigas e novas, e encontrar uma companhia mesmo na mais profunda solidão.

Rita Rato Nunes

Guerra Colonial. As histórias dos últimos combatentes

O jornal secreto do dia 25 de Abril em Angola que devia ter sido destruído. O discurso de Otelo à porta fechada. As conversas com o “inimigo”. As noites quentes sob assalto. Memórias de seis ex-combatentes na guerra do Ultramar.

Talvez crónica

O segredo da época

Os sítios fora de época são mais bonitos, sabem a segredos acabados de descobrir. Já os tínhamos visto de muitas maneiras, mas o que não sabíamos é que havia esta nova forma de os admirar; estão guardados quase só para nós, como se nos tivessem sido prometidos por uma força maior que tudo.

Raquel Lito

Os brasileiros que denunciam a xenofobia

Ouvem insultos no trânsito, são agredidos em lojas e discriminados na habitação. Conheça seis testemunhos de quem se sente vítima de preconceitos em Portugal.

Raquel Lito

Adormeci num tapete de 6.210 picos...

E depois das dores e dos gritos, veio o alívio. Testámos, durante uma semana, a resistência aos espigões que são a nova corrente antistresse que está a chegar a Portugal.

Talvez crónica

Saudades do presente

Gostava de viver um ano de cada vez, sem saber dos outros. O meu mal é gostar tanto de viver. Se gostasse menos talvez os tempos verbais não me aleijassem tanto, não sei. Talvez visse tudo de dentro, sem ser um satélite de mim próprio, e custasse menos saber que esta alegria toda que me calhou, um dia não será mais do que uma memória de dias tão bons.

Ana Taborda, Lucília Galha, Paulo Barriga e Susana Lúcio

O “mouro de trabalho” que tinha medo de parar

Continuou sempre a acordar às 6h, a acompanhar as cotações nas bolsas e a fazer provas dos lotes de café. Trabalhou quase até morrer: “Quero sentir o palpitar do coração”.

Tiago Carrasco

Carlos Queiroz: “Alguns dos que me tramaram estão agora presos”

O antigo seleccionador dispara para todos os lados e diz que o incidente que teve com os médicos do controlo antidoping, em 2010, foi um caso político que terá envolvido o ex-primeiro-ministro, José Sócrates. Fala ainda da infância e dos seus encontros com Mandela.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)