Sábado – Pense por si

Os brasileiros que denunciam a xenofobia

Raquel Lito
Raquel Lito 10 de dezembro de 2023 às 18:00

Ouvem insultos no trânsito, são agredidos em lojas e discriminados na habitação. Conheça seis testemunhos de quem se sente vítima de preconceitos em Portugal.

Tantas vezes chamados “zucas”, os brasileiros sentem-se cada vez mais discriminados em Portugal. As denúncias das vítimas de xenofobia atestam isso mesmo: dispararam 833%, de 2017 a 2022, segundo estimativas recentes da imprensa brasileira com base nos dados da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR). Um dos exemplos, que se tornou viral nas redes sociais em novembro, mostra uma brasileira, que fez escala no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e filmou uma portuguesa a gritar-lhe impropérios como “sua porca”, “vá para a sua terra”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro