Melatonina: perigo para o coração?
Comprimidos e gomas para dormir estão na moda e vendem-se em todo o lado, mas um novo estudo aponta para o eventual perigo de insuficiência cardíaca. Três especialistas analisam o alerta.
Comprimidos e gomas para dormir estão na moda e vendem-se em todo o lado, mas um novo estudo aponta para o eventual perigo de insuficiência cardíaca. Três especialistas analisam o alerta.
O outono e o inverno parecem ativar um modo especial nos nossos amigos de quatro patas: o modo "sesta infinita".
Os dias curtos criam uma melancolia que permite parar e pensar no que pode mudar. “Aceitar a tristeza é um ato de coragem e não uma fraqueza”, garante a psicóloga Gina Tomé.
O sono é um dos três pilares da saúde, juntamente com a alimentação e o exercício físico, mas são cada vez mais os portugueses que têm dificuldade em usufruir de noites retemperadoras. As horas em branco perturbam o cérebro e aumentam o risco de depressão, demências e obesidade.
Colocar à frente da ventoinha uma garrafa de água gelada para espalhar ar fresco, ou escrever cinco problemas numa folha A4 para arrumá-los nas horas de sono são estratégias que ajudam. Além da alimentação leve e do telemóvel desligado. O pneumologista Joaquim Moita esclarece.
Bolos, bolachas e chocolates perturbam o cérebro e tornam difícil distinguir entre fome e vontade de comer. Para os deixar de lado, não é necessário sacrifício, basta pôr no prato mais verduras e treinar os músculos.
Segundo a universidade, as brincadeiras de lutas, "aquelas que as crianças fingem disputar fisicamente entre si", são "animadas e barulhentas" e "podem ser cruciais para o desenvolvimento saudável das crianças e até para a promoção da sua saúde mental".
A acompanhar o desenvolvimento do indivíduo, o sistema imunitário vai evoluindo. Com o envelhecimento chegam as alterações estruturais e funcionais e uma maior propensão para o desenvolvimento de doenças que podem conduzir à morte.
Pode até não existir um elixir da juventude, mas é possível ganhar mais umas décadas de vida. A ciência está a estudar moléculas que rejuvenescem as células e transfusões de sangue entre novos e velhos, mas o que está mesmo ao seu alcance são os hábitos. O melhor antiaging é o exercício – embora não baste correr – e ficar sempre com alguma fome.
Vendem-se em supermercados, parafarmácias e até cabeleireiros. Na Internet, o cardápio de indutores de sono à base de melatonina é mais vasto: há quem encomende dosagens altíssimas (9 mg) dos Estados Unidos, sem receita médica. Consumidores justificam a escolha, enquanto médicos e especialistas advertem para os efeitos nocivos.
A Associação Portuguesa do Sono apela à priorização e à consciencialização de uma noite bem dormida, uma vez que tem efeitos a nível da saúde e bem-estar.
Os dados revelaram que 24,2% das crianças partilham o quarto com os pais, enquanto 18,5% dormem na mesma cama.
Consumo já estava ligado a uma melhor saúde cardiovascular, mas um novo estudo revela que a altura do dia em que é consumido importa.
O mercado está cheio de soluções que prometem noites descansadas. Para os especialistas, a monitorização enquanto dormimos causa ansiedade.
Tem uma liderança rigorosa e grande capacidade de trabalho e de comunicação. Gouveia e Melo deverá avançar em 2025 como candidato à Presidência da República - a decisão até já foi comunicada aos dois filhos. E ainda: entrevista a Jaime Nogueira Pinto, reportagem numa sala de chuto e a obsessão pelo sono ideal.
Habitue-se a evitar a doença crónica fazendo meia hora de exercício por dia, uma alimentação saudável, não fumando e não se deixando engordar.