Sábado – Pense por si

Marco Alves

Os casos do Chega nos corredores do Parlamento

Raspanetes à frente de todos no bar, zangas, queixinhas e cumplicidades. Durante as últimas semanas, andámos por São Bento a tomar o pulso aos bastidores do partido liderado por André Ventura na altura em que se debatia com o caso do deputado Miguel Arruda e das ofensas às outras bancadas

Alexandre R. Malhado

Como André Ventura criou o Chega

Era do PSD e votava em Sócrates, mas foi no populismo que vingou. Ressentido com uma “traição” de Montenegro, Ventura demitiu-se de vereador em Loures e criou o Chega com amigos – que já saíram do partido. Uma história com falsificações, dívidas pagas pelo próprio e “facadas nas costas”.

5
Alexandre R. Malhado

Rita Matias, o trunfo de Ventura para ganhar votos

A um mês das legislativas, o Chega é a força política mais popular entre os jovens. Em 2020, André Ventura lançou Rita Matias com uma estratégia clara: captar a atenção do eleitorado feminino e jovem. A deputada foi a Madrid aprender com o Vox a criar conteúdos virais, estabeleceu relações com o Fidesz, da Hungria, e faz parte de uma rede internacional conservadora católica.

Margarida Davim

Chega: ameaças e intimidações a jornalistas no Parlamento

Assessor do Chega interpelou um jornalista da RTP em funções no Parlamento. E o líder da bancada parlamentar ameaçou um assessor do PS. Gabinete do secretário-geral da AR diz que jornalistas acreditados não podem "ser questionados, seja por quem for, sobre o modo como exercem a sua atividade profissional".

André Ventura
Alexandre R. Malhado

Chega investe milhões da lotaria eleitoral

Dos €4,55 milhões de subvenção, André Ventura vai gastar metade em sedes, novos funcionários do partido e propaganda. E quer comprar imóveis.

Marco Alves

Que partido é melhor patrão?

Em nove meses, o Parlamento vai transferir 5,7 milhões para os partidos gastarem em assessores e estudos. Quem contrata mais (PCP ou PAN), paga menos a cada um.

Alexandre R. Malhado

Nepotismo no Chega? Transparência e Integridade pede explicações à AR

Associação Transparência e Integridade questionou o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, sobre a nomeação do pai de Rita Matias, deputada do Chega, para o cargo de assessor parlamentar. "Este ato de nomeação parece violar tanto a letra quanto o espírito" da lei.

Diogo Barreto

O estranho mundo do Chega autárquico

Com cartomantes, treinadores de ginásios, parentes próximos a encher listas e bombeiros cantores, a corrida vai animada, às vezes conturbada. E ainda só vai no adro.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.