Sábado – Pense por si

Nesta imagem D. Manuel ao centro abençoa Vasco da Gama. Era o rei que escolhia os capitães das armadas
Vanda Marques

D. Manuel I. O monarca, escolhido por Deus

Tentou três vezes fazer a cruzada em Jerusalém, queria ouvir os relatos dos locais longínquos onde chegaram os portugueses e era um relações públicas do império - enviava cartas a espalhar as conquistas dos portugueses. Conhecido como o rei da pimenta, pôs toda a Europa a sonhar com os produtos exóticos que chegavam a Lisboa.

Luís Francisco

Ormuz, o estreito de que todos falam

O Irão ameaçou, o Irão recuou (mais uma vez). Ormuz, símbolo de tráfego marítimo de petróleo e gás, continua aberto. E os portugueses fazem parte da sua história.

Marco Alves

Como o PS tomou conta da Covilhã

A rádio, o conservatório, as empresas municipais, o clube, a delegação de turismo, a câmara, o museu, a faculdade, os fundos europeus, a misericórdia e o hospital. E ainda os pais, os filhos, as filhas, os maridos, os primos, os irmãos e as mulheres, bem como as suas empresas e cargos. E também o (muito) dinheiro em ajustes diretos.

Ana Bela Ferreira

Thales Guaracy: "Essa história de pedir desculpa [pela colonização] francamente é uma exorbitância"

O jornalista e escritor brasileiro acaba de lançar em Portugal o livro "A Conquista do Brasil 1500 ~1600" onde aborda a guerra sangrenta dos portugueses contra os povos indígenas pelo controlo da terra. Sublinha que "não é verdade que os índios eram um povo indefeso", já que "viviam na guerra". E apela: "Não adianta olhar o passado com os olhos de hoje. A gente precisa de entender o contexto e imaginar o que faria naquela situação".

Ricardo Santos

Tailândia: um destino muito especial

Após dois anos de pandemia, o turismo internacional está de regresso à Tailândia. Há novas regras, mais motivos de interesse, uma aposta no bem-estar, menos gente e o mesmo exotismo de sempre. Fomos ao Sudeste Asiático para lhe poder contar tudo. Para ler aqui e na SÁBADO Viajante de Verão, já nas bancas.

O moralista

Cabritar

Cabritar: brincar com os cidadãos, os eleitores e os contribuintes enquanto se mantém uma pose de estadista enfatuado e um discurso de êxito avassalador cujos méritos só os idiotas não enxergam

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana