Sábado – Pense por si

Marco Alves

Eça de Queiroz: a vida privada de um génio

As roupas extravagantes, as viagens exóticas, os hotéis mais luxuosos, os grandes jantares, as mulheres proibidas e as mais fáceis. Eça gostava do melhor que a vida podia oferecer. Ganhava bem, gastava ainda mais, acumulava dívidas, pedia dinheiro e favores. Rejeitado pela mãe, construiu uma família unida. Na semana em que os seus restos mortais são transladados para o Panteão, esta é a sua história pessoal.

Lucília Galha

O maior colecionador de joias

Kazumi Arikawa passa despercebido fora do mundo da joalharia, mas tem um acervo avaliado em quase 500 milhões de euros.

Sónia Bento

Ai-Da. O robô cujo quadro vai ser leiloado

É uma máquina capaz de pintar, graças a um algoritmo, tem braços robóticos e câmaras nos olhos. Um dos quadros vai ser leiloado pela Sotheby’s este mês.

Vanda Marques

O caçador de arte

Começou no Iraque e agora percorre o mundo a devolver relíquias roubadas. Bogdanos já restituiu 275 milhões de euros em artefactos.

Lusa

"A Origem do Mundo" de Courbet atacada

Duas mulheres etiquetaram "Me Too" a vermelho nesta obra de Coubert. A obra que está no Centre Pompidou-Metz, em França, estava protegida por um vidro.

Ana Taborda

As aventuras dos mais de dois mil Burnay

Chegaram a Portugal de barco, com um herdeiro clandestino a bordo. Um deles, feito conde por um rei, foi o homem mais rico do País, dono de palácios, de bancos e da Carris. Casaram com Roquettes e Mello Breyners, sobreviveram a cenas de pancadaria e a um assassinato. São, hoje, perto de três mil, mas a fortuna original desapareceu.

4
Rita Bertrand

Deuses na terra, para sempre reis

Os monarcas do Antigo Egito, então considerados encarnações do divino, são a matéria de Faraós Superstars. A nova exposição da Gulbenkian, em Lisboa, inclui mais de 250 peças – de estátuas milenares a anúncios.

Bruno Faria Lopes

O torneio de bola que nos obriga a olhar

Ao envolverem uma paixão como o futebol, para muitos um prazer incontornável e uma fuga à rotina, os problemas éticos do Mundial no Qatar são um levantar do espelho à nossa frente, que nos obriga a olhar para o que se passa lá longe e aqui perto, quando só queríamos relaxar a ver a bola.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)