
Zelensky pede mais armas e dinheiro aos líderes da NATO @Model.HTag>
O presidente ucraniano calcula que sejam necessários cinco mil milhões de dólares mensalmente para conseguir defender o país das tropas russas.
O presidente ucraniano calcula que sejam necessários cinco mil milhões de dólares mensalmente para conseguir defender o país das tropas russas.
Lukashenko pediu ajuda militar a Putin por se sentir ameaçado pela Polónia e a Lituânia. Putin disse que para já não há necessidade de armar o aliado, mas anunciou o envio dentro de meses de mísseis que podem transportar armas nucleares.
O Kremlin acusa a UE de estar a encorajar a escalada de tensão ao aplicar sanções ao enclave ladeado pela Lituânia e pela Polónia.
Os melhores cursos com saída profissional e salários mais altos, o caos no SNS e a história do jihadista Nero Saraiva que será extraditado
Proibição de transporte de algumas mercadorias da Lituânia para a região russa de Kaliningrado, surge devido ao pacote de sanções impostas a Moscovo pela União Europeia.
País liderado por Vladimir Putin considera que o trânsito é uma "questão humanitária" e que o seu bloqueio "é uma tentativa de estrangular economicamente a região", pelo que a Lituânia e a União Europeia estão a violar o direito internacional.
Músicas, ativistas, performers, as Pussy Riot andam desde o dia 12 de maio numa digressão europeia de dezanove datas para protestar contra “a guerra de Putin” e apoiar a população da Ucrânia. Porto, no dia 8, e Lisboa, no dia 9 de junho, são as últimas paragens de “Riot Days”, que não encerra, contudo, uma luta que vem sendo travada desde 2011.
Os fuzileiros portugueses vai ficar na Base de Klaipeda, localizada no Mar Báltico.
Portugal enviou 146 militares para, de acordo com a organização, garantirem a segurança das populações face a potenciais agressões.
As primeiras-ministras da Finlândia e da Suécia trataram da adesão dos seus países à NATO, quebrando a neutralidade. E a líder da Estónia apoia a resistência ucraniana.
Antecessor de Zelensky diz que foi impedido de sair do país. Poroshenko foi acusado em dezembro do ano passado de traição, conluio com organizações terroristas e financiamento de terrorismo e estava impedido de sair de Kiev. O antigo presidente nega as acusações e denuncia o fim do "cessar-fogo político" na Ucrânia e o fim da unidade contra a invasão da Rússia.
Em Belgrado, Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, disse que na conversa com Putin acordou um preço de gás extremamente favorável para o país.
"O roubo de ativos alheios nunca trouxe nada de bom a ninguém, especialmente àqueles que estão envolvidos nesse negócio indecoroso", reiterou Putin.
O país, um dos maiores exportadores de cereais, tem cerca de 25 milhões de toneladas de grãos em armazém devido ao bloqueio russo do Mar Negro e do Mar de Azov. O bloqueio fez os preços de alguns alimentos subir
Em causa está a suspensão pela Gazprom de todas as suas entregas de gás à Bulgária e à Polónia por não terem feito o pagamento em rublos.
Portugal surge como o 12.º país onde a diferença entre o valor bruto e o valor líquido é maior, revela um relatório da OCDE.