
Portuguesa Maria Abranches vence prémio do World Press Photo 2025
A fotógrafa freelancer venceu um dos três prémios na categoria "Histórias" do World Press Photo com o trabalho "MARIA", sobre uma mulher explorada em Portugal.
A fotógrafa freelancer venceu um dos três prémios na categoria "Histórias" do World Press Photo com o trabalho "MARIA", sobre uma mulher explorada em Portugal.
Intelectual de proa, bióloga e romancista, casou-se três vezes, uma delas em Las Vegas com botas de pele de cobra. Adotou dois miúdos, teve uma depressão, declarou insolvência e deu explicações para pagar as contas. Sobreviveu a um acidente, nunca largou a escrita e mudou-se para Estremoz, a terra do seu primeiro amor.
O mercado de bebidas não alcoólicas está a crescer e há mais alternativas nas cervejas e até nas espirituosas. A SÁBADO fez uma prova cega e houve quem se tenha enganado.
Através da Inteligência Artificial, os investigadores procuram saber se foram os escribas anónimos ou os próprios profetas a redigir a obra mais marcante da civilização ocidental. Há até quem atribua a autoria a uma mulher. Arqueólogos e biblistas tentam decifrar o polémico puzzle dos textos com mais de 5 mil milhões de cópias vendidas.
O novo álbum, "VIDA", acabou de sair. É um marco: há 12 anos que Palma não lançava um disco de canções novas. Em entrevista à SÁBADO, explica a demora, comenta os temas e fala de passado e presente.
Na sua terceira edição, o OperaFest regressa aos jardins do Museu Nacional de Arte Antiga com espetáculos, concursos e aulas de canto para todos os gostos.
Enquanto o marido estudava, Maria de Jesus trabalhava como secretária e tradutora. As viagens de luxo do casal começaram com idas à neve e não pararam quando ela teve um cancro. Desde que Rendeiro fugiu, a mulher vive com a irmã na Quinta Patiño.
Com receio de uma invasão da URSS, a República Federal Alemã assinou com Portugal uma série de acordos secretos para criar, em Beja, uma base de retaguarda para as forças alemãs. Graças a isso, Salazar conseguiu suportar o esforço de guerra em três frentes no Ultramar.
Jeremias, Boneca, Matilde, Joana, Clara e Gastão. São estes os nomes do pardal e dos cinco cães que o casal Rendeiro teve ao longo da vida. E dos quais Maria de Jesus terá recusado separar-se.
Os animais de Rendeiro, novas restrições contra a Covid, urgências do Santa Maria em crise e um vídeo de resposta a Trevor Noah
Até o marido se licenciar, Maria de Jesus trabalhou como secretária e tradutora para pagar as despesas. Entretanto mudaram-se para a Quinta Patiño, onde tinham uma valiosa coleção de arte e andavam de Porsche. Com João Rendeiro fugido à justiça, Maria foi agora detida.
Cresceu entre a elite da Lapa e pensou comprar um Porsche quando ainda não tinha dinheiro para isso mas havia quem ao seu lado andasse num. Não era rico e poderoso, mas sempre quis sê-lo. Conseguiu ambos. Até que em 2008 tudo mudou. Agora, continua em fuga.
Um utente tentou fugir de instituição no Alentejo onde foi detectado um surto de covid-19. Foi encontrado “em agonia” por condutor que passava no local.
O fadista Camané, o cantor Salvador Sobral, o pianista Mário Laginha e o compositor António Pinho Vargas são alguns dos mais de 50 músicos que assinam uma carta aberta contra o racismo e a xenofobia.
Num romance com ADN de thriller, passado entre Portugal, Marrocos e Brasil, Luísa Jeremias conta a história de Maria do Carmo, uma mulher que encena a própria morte para poder viver.
Este grupo de antigos combatentes reivindica o cartão do combatente e o internamento gratuito nos hospitais públicos e militares.