Sábado – Pense por si

Será que este vinho tem álcool ou não?

Susana Lúcio
Susana Lúcio 20 de novembro de 2024 às 23:00

O mercado de bebidas não alcoólicas está a crescer e há mais alternativas nas cervejas e até nas espirituosas. A SÁBADO fez uma prova cega e houve quem se tenha enganado.

"Nos brancos estou em dúvida”, diz o chef António Lobo Xavier, de 25 anos, depois de dar um gole de cada um dos dois copos de vinho branco servidos pela SÁBADO: ambos produzidos pela empresa José Maria da Fonseca, mas um deles é o 0%riginal, com apenas 0,5 de álcool. “A cor é muito semelhante”, continua. “Este é ligeiramente gaseificado, o que dá para confundir, mas tem muito trabalho vínico. Sei, porque também produzo vinho”, acrescenta. Depois de voltar a cheirar e a provar, arrisca: “Acho que este não tem álcool.” Tem razão. “Mas estou impressionado. Acho ideal para o início de uma refeição ou talvez para acompanhar um foie gras”, sugere.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.