Sábado – Pense por si

Cuidados intensivos

Avisos vermelhos

Putin tem avançado no bombardeamento intensivo da Ucrânia, para "desilusão" de Trump, que esperava dele um maior apetite pela paz. Na cabeça do Donald, a suspensão da ajuda militar à Ucrânia seria um incentivo para que Moscovo se sentasse à mesa com Kyiv. Curiosamente, não lhe ocorreu que o incentivo podia ser outro.

Lusa

Festival QuebraJazz celebra "encontros" em Coimbra

Com o tema "Encontros", a 16.ª edição do festival, agendada para julho, propõe concertos de Ricardo Ribeiro com João Paulo Esteves da Silva, um novo quarteto com João Barradas e Peter Evans, Selma Uamusse com orquestra e Eugénia Contente Trio, entre outros.

Sónia Bento

O que mudou no País nos últimos 21 anos

O Facebook, o Whatsapp, o Instagram e o TikTok mudaram para sempre a forma como comunicamos. Passámos por uma pandemia que nos confinou durante meses, hoje compramos quase tudo pela Internet, conduzimos carros elétricos, fomos campeões no futebol e ficámos sem a Rainha de Inglaterra.

André Almeida Santos

Seis obras de "manga" para adultos

Em Portugal, as coleções de "manga" têm tido um crescimento lento, mas otimista. Deixamos-lhe seis sugestões para um público mais adulto.

Sofia Parissi

Ramen: onde provar o caldo japonês, de norte a sul

Com cada vez mais adeptos, o ramen já chegou aos vários cantos do País e parece ter vindo para ficar. Contamos-lhe onde o pode provar, mais ou menos tradicional, do Panda Cantina ao Kamagami.

Raquel Lito

A nova febre do Pokémon no telemóvel

Os baralhos de bonecos japoneses chegam em cartas digitais e de fácil acesso. A comunidade portuguesa já organiza torneios de Natal, via online.

Nuno Tiago Pinto e Alexandre Azevedo, no Texas

A fronteira militarizada da América

A pequena localidade de Eagle Pass, no Texas, junto à fronteira com o México, foi um dos pontos quentes da crise migratória do fim de 2023, quando milhares de pessoas tentavam atravessar diariamente o rio Grande para entrar ilegalmente no país. O governo estadual respondeu com o envio de milhares de militares, a construção de barreiras no rio, a ocupação de território público e a colocação de milhares de quilómetros de arame farpado para impedir a “invasão” – que hoje não existe e que divide a população.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h