
Paul Lynch, desinformação e IA no Festival 5L
Autores internacionais e nacionais - como Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, Dulce Maria Cardoso, Lídia Jorge, Samuel Úria e Capicua - vão estar no festival lisboeta em maio.
Autores internacionais e nacionais - como Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, Dulce Maria Cardoso, Lídia Jorge, Samuel Úria e Capicua - vão estar no festival lisboeta em maio.
Escolhido por unanimidade, o livro "Não há pássaros aqui" é a obra de estreia de Victor Vidal, autor brasileiro de 32 anos, e foi selecionado entre 907 candidatos de 14 países.
Uma nova versão do Iminente (de entrada livre) em Lisboa, cerveja artesanal, FOLIO em Óbidos e muita música e teatro para ver e ouvir de norte a sul do País. Estas são as sugestões que temos para si.
A escritora de 41 anos foi a vencedora do galardão com A História de Roma, editado pela Caminho.
Para autografar livros, conversar e apresentar novidades, são muitos os que vão passar pelo Parque Eduardo VII. Destacamos 11, de RAP a Dulce Maria Cardoso, e dizemos-lhe a que dias e horas poderá encontrá-los.
Em 1989, o aiatola Khomeini decretou que Os Versículos Satânicos ofendia o Islão e apelou à morte do seu autor. Durante quase 30 anos, Rushdie teve de andar na clandestinidade. Foi esfaqueado no pescoço e está a ser operado.
Chegou à presidência de Angola como uma solução de transição. Ficou por lá 38 anos e construiu uma forte teia de poder marcada pela corrupção. Cultivou a discrição mas os seus últimos dias de vida foram mediaticamente ruidosos com as fortes acusações das filhas a João Lourenço, atual chefe de Estado.
O evento literário mais antigo do País decorre entre os dias 22 e 26 de fevereiro na Póvoa de Varzim. Depois de uma edição online em 2021, o Correntes está de volta ao Cine-Teatro Garrett.
A acreditar nos múltiplos sinais, mensagens, manobras, comentários, movimentações e batalhas verbais, Pequim pode entrar em choque com o mundo. Começaria uma nova Guerra Mundial, por causa de Taiwan. Mas será mesmo assim?
João Pedro George analisa os autores publicados pela Tinta-da-China que escrevem para o suplemento cultural do Público e as críticas feitas a esses mesmos livros. Terceira parte de um extenso ensaio.
João Pedro George percorre o catálogo da editora e a posição privilegiada de Pedro Mexia no circuito intelectual nacional. Segunda parte de um extenso ensaio.
João Pedro George decide "pôr à prova a carreira triunfante de Matilde Campilho", a escritora da Tinta-da-China que recebeu amplo destaque no Ípsilon. Primeira parte de um extenso ensaio.
Após pré-seleção por um júri português, foi a plataforma Netflix a selecionar os projetos a serem financiados, atribuindo 25 mil euros a cada um dos cinco melhores e seis mil euros a cada um dos restantes.
Quase 1.200 projetos foram admitidos ao concurso de apoio à escrita de argumentos para autores em Portugal, promovido pela plataforma e o ICA.
Júri entendeu "que as obras concorrentes não correspondem aos parâmetros de qualidade literária exigidos pelo prémio". Vencedor seria anunciado esta quarta-feira.
"Sabrina", a novela gráfica que veio estabelecer um marco na história deste género literário ao ser a primeira a ser selecionada para o Prémio Man Booker, vai ser publicada pela Porto Editora.