A gestão da dívida da troika
No próximo ano, Portugal pagará €3 mil milhões aos dois fundos europeus da troika, com quem continua a negociar, com vantagem, os prazos e as taxas.
No próximo ano, Portugal pagará €3 mil milhões aos dois fundos europeus da troika, com quem continua a negociar, com vantagem, os prazos e as taxas.
O IGCP anunciou esta quarta-feira um reforço dos procedimentos de segurança dos produtos de aforro do Estado.
A nova modalidade deverá ser anunciada "até ao final do corrente ano e apenas serão elegíveis faturas emitidas a partir da data desse anúncio", referiu fonte oficial do ministério liderado por Joaquim Miranda Sarmento.
Os Certificados de Aforro dos CTT ainda são o investimento mais seguro, mesmo com as taxas de juro a descer. São garantidos pelo Estado português e já têm um histórico de sucesso de mais de 60 anos
O salário mínimo para a Administração Pública sobe para 878,41 euros, o que se traduz num aumento de 6,88% face aos 821,83 euros de 2024.
Segundo explicou presidente do IGCP, houve uma situação em que um aforrista teve acesso aos dados pessoais de outro pelo que o IGCP decidiu suspender a plataforma digital.
A emissão destes títulos de dívida pública dirigida aos investidores de retalho travou a fundo face a meses anteriores. Contudo, o primeiro mês da nova série teve um saldo positivo entre nova entrada e saída de capital.
Com os bancos portugueses a faturarem como não acontecia há anos, são cada vez mais as vozes que exigem que o Governo vá além dos alertas públicos sobre o comportamento da banca e tome medidas concretas para disciplinar o mercado.
A nova série de Certificados de Aforro paga menos 30% do que a antiga e se a Euribor vier a cair o fosso entre as duas séries será ainda maior. Mas, para poupança além do curto prazo, continua a ser melhor do que os depósitos a prazo nos bancos.
Fonte oficial da Associação Portuguesa de Bancos (APB), revela ao Negócios que os bancos não tiveram "conhecimento prévio, quer da decisão sobre os certificados de aforro, quer do pretendido envolvimento dos bancos na sua venda".
Juntam-se assim aos CTT e Espaços do Cidadão na venda deste produto de poupança.
"Os portugueses acham que aquilo que a banca está a pagar é pouco e procuram nos certificados de aforro uma compensação", explicou o Presidente da República.
Os certificados de aforro têm ganho atratividade, estando a taxa de juro paga no seu tecto máximo, ou seja, 3,5%.
Das 119 empresas públicas que investigámos, quase 50% têm administradores do PS. Bem-vindo ao grande jogo das nomeações, das gigantescas injeções de capital e das contas em falta há anos
Professora tem a esperança de que o retorno permita compensar o agravamento da prestação do crédito à habitação.
A inflação vai continuar a moer e os juros a subir. Das melhores opções sem risco aos ativos com risco, mostramos os caminhos incontornáveis para extrair mais das suas poupanças no próximo ano. E há um bónus: oito figuras públicas falam das suas vitórias, erros e planos na gestão do seu dinheiro.