Guerra no Sudão privou de educação até agora mais de oito milhões de crianças
O Sudão tem sido devastado desde abril de 2023 por uma guerra pelo poder entre o exército regular e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FSR).
O Sudão tem sido devastado desde abril de 2023 por uma guerra pelo poder entre o exército regular e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FSR).
Já não é só uma moda - metade da população toma e, com frequência, mais do que um. Atuar na prevenção é bom, mas tem de haver uma justificação para o fazer, ressalvam os especialistas, porque estes produtos não estão isentos de riscos, nem são uma pílula milagrosa. Conheça as verdades e os mitos.
A nutricionista, que trabalha sobretudo com crianças, integra um grupo europeu que estuda a relação entre os ultraprocessados e o aumento de casos de reações imunitárias graves a alimentos.
Segundo os autores do relatório, dados "parecem evidenciar que a oferta esteve aquém do que seria necessário".
Não se sabe qual é a origem do problema, não há um exame que o possa confirmar, nem tão pouco existe um tratamento. Uma coisa é certa: os culpados não são as vacinas, nem o paracetamol.
O porta-voz alertou que, se as autoridades não impedirem a Waymo, os taxistas "vão fechar a cidade" ao não trabalhar nos cinco distritos de Nova Iorque.
Ao todo, serão mais de 22 mil pessoas a aprender a fabricar e pilotar drones. Medida custará mais de €3 milhões ao governo.
Não é possível afirmar-se defensor da família enquanto orgulhosamente se promovem medidas que visam a separação de maridos das suas mulheres e de pais e mães dos seus filhos.
Depois de ter falado dos "abusos", Maria do Rosário Ramalho tem evitado responder às questões sobre o número de casos, até porque, tal com Marta Esteves explicou à SÁBADO, provavelmente é impossível.
A parentalidade não tem livro de instruções e, mesmo que existisse, permaneceriam dúvidas e inquietações, diz a psicóloga Catarina Perpétuo. A especialista lançou recentemente um livro para ajudar os pais a compreenderem melhor os filhos. Uma dica? Comece por olhar primeiro para si.
São várias ações pelo País para chamar a atenção para a crise em Gaza. Como explica o colectivo Parents for Peace, não podem ficar parados perante o genocídio. Hoje, em Lisboa, fazem uma ação nacional de sensibilização na Rua do Carmo. Segue-se Porto, Ericeira, Setúbal e Coimbra.
Não deixa de ser curioso que, enquanto se discutem medidas de contenção do uso dos telemóveis nas escolas, se planeie a digitalização extensiva do ensino.
A psicóloga Rute Agulhas e o assistente social Jorge Neo Costa, ambos do grupo VITA, escreveram um guia prático para pais e cuidadores sobre o tema. Saiba a que sinais deve estar alerta e como deve abordar o assunto com o seu filho, consoante a idade. Usar as notícias que se veem na televisão pode ser um bom ponto de partida.
A SÁBADO esteve em dois ensaios do GeraJazz, projeto de Jazz da Orquestra Geração, onde as crianças partilharam a importância que a música tem na sua vida e a forma como as ajudou a construir uma comunidade.
O amor parental sufocante e hiperprotetor nas primeiras etapas da vida começa a marcar de forma desastrosa muitos jovens da geração Z.
Muitas escolas da UNRWA foram convertidas em refúgio para milhares de civis, enquanto outros centros da Faixa cessaram a sua atividade em 6 de novembro, quando o Ministério da Educação do território – controlado pelo Hamas – suspendeu o ano letivo 2023-2024 devido à intensidade da ofensiva militar israelita.