Sábado – Pense por si

Putin quer mesmo todo o Donbass

Trump recuou a tempo de evitar nova humilhação em Budapeste. Mas Putin não cede e exige o inaceitável: que a Ucrânia retire da própria Ucrânia (o resto do Donbass). A culpa de não haver cessar-fogo é, por isso, totalmente de Moscovo. Enquanto isso, Zelensky faz o caminho certo: reforça aliança com os europeus, desenha futuras garantias de segurança, aposta nos ataques a refinarias na Rússia. A Ucrânia tem a razão, a coragem e a resiliência do seu lado.

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.

Débora Calheiros Lourenço

Blake Lively quer retirar duas das acusações contra Justin Baldoni 

O pedido da atriz deu entrada depois da equipa do ator ter pedido que fossem divulgados os registos médicos de Blake Lively, incluindo as notas da sua terapeuta, como parte da sua defesa contra as alegações de que causou "grave sofrimento emocional e dor, humilhação e constrangimento".

A grande humilhação europeia

A “paz apressada” que Trump quis dar a Putin é muito mais que a capitulação da Ucrânia: é uma humilhação à Europa, selada pelo discurso “moralista” de J. D. Vance em Munique. E consolida o fim da Ordem Liberal, sucedida pelo regresso da competição regulada pelas Grandes Potências. Putin vence, perdemos todos.

Lusa

Zelensky recusou receber Guterres depois de este ter ido à Rússia

"Depois de Kazan, ele (Guterres) quis vir à Ucrânia, mas o presidente não confirmou a sua visita". Zelensky terá considerado encontro do secretário-geral da ONU com Putin uma humilhação infligida ao direito internacional, segundo um alto funcionário presidencial ucraniano.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana