Sábado – Pense por si

“Obama provocou e agravou um ressentimento profundo em Putin”

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 04 de dezembro de 2024 às 23:00

Durão Barroso diz que o ex-Presidente dos EUA cometeu uma “humilhação desnecessária” ao classificar a Rússia como potência regional – e que Putin está a tentar provar o contrário.

Putin foi o líder fora da União Europeia com quem José Manuel Dirão Barroso mais vezes se encontrou enquanto era presidente da Comissão Europeia. Entre cimeiras e encontros bilaterais, foram 25 ocasiões. Diz que assistiu à evolução do seu ressentimento em relação ao Ocidente e acredita que a vitória de Donald Trump nas presidenciais americanas pode ser uma oportunidade para parar a guerra na Ucrânia – e para a Europa se decidir a avançar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro