
Os nove e o princípio do fim do PREC
O documento que mudou tudo e as conversas de Vasco Lourenço com Costa Gomes: "Desculpe, mas Vasco Gonçalves não pode ser o PM do novo Governo!"
O documento que mudou tudo e as conversas de Vasco Lourenço com Costa Gomes: "Desculpe, mas Vasco Gonçalves não pode ser o PM do novo Governo!"
O 16.º Presidente da República é o próximo retratado na coleção Pequenas Biografias. Isabel Tavares explica o que o distinguia de Soares, o que o unia a Otelo e fala sobre o "fim inglório" que teve na política nacional.
Tinha acabado de entrar na Faculdade de Direito de Lisboa, e corria o chamado “Processo Revolucionário em curso”. Testemunhei o 25 de Novembro, a cada minuto, na rua e nos transportes públicos.
Todos quantos nos incomodamos com estas comemorações do 25 de novembro faríamos bem em recordar como podemos fazer das nossas fraquezas forças.
De acordo com duas das suas biografias, o fundador do PS referiu-se "a uma tentativa de golpe" que o levou a ir para o Porto por estradas secundárias. Também foi "um regresso à pureza inicial do 25 de Abril".
Para os comunistas, a data representa a derrota (às mãos de Ramalho Eanes, de Mário Soares e do Grupo dos Nove) de uma "insurreição popular armada" que queria implementar em Portugal uma sociedade de inspiração soviética.
O Manifesto dos 50 tem fixado uma narrativa errada, irracional, populista e demagógica. Não querem que lhes aconteça, ou aos seus clientes, o mesmo que a Sócrates, Vara ou Pinho.
A Associação Conquistas da Revolução não vai deixar cair a ideia de homenagear Vasco Gonçalves. Já há uma maqueta de um busto feito por Siza Vieira, que será apresentado num jantar a 21 de abril, para o qual Carlos Moedas será convidado.
Sobre os problemas da carreira que os professores consideram ser de resolução prioritária, surgem o fim das quotas de avaliação e vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões, a contagem integral do tempo de serviço e a correção das ultrapassagens na carreira.
Na capital polaca estiveram reunidos os líderes da Bulgária, Chéquia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Hungria e Eslováquia, conhecidos como o Grupo dos Nove de Bucareste, mais Joe Biden e Jens Stoltenberg.
António Costa, o Governo e o seu partido poderiam dar agora um enorme contributo na construção do Estado de direito se percebessem que, apesar de a vitimização ser uma tentadora arma política, dos maus casos não reza a História.
Num momento de radicalização da vida política, o modo como se “está” com o 25 de Abril reflecte a crescente dureza do conflito político, entre a esquerda e a direita, para usar um dualismo redutor.
Enquanto militar, Bastos de Matos esteve ligado ao Grupo dos Nove. Depois de ter sido militar, dedicou-se à advocacia.
Lutador antifascista e líder das Brigadas Revolucionárias morreu em Lisboa, aos 80 anos. Estava hospitalizado desde o dia 29 de dezembro, depois de ter sido infetado com covid-19 no Natal.
André Ventura participou em cerimónia que evocou o movimento militar que ditou o princípio do fim do período revolucionário, um ano após o 25 de Abril. Projeto para que a Assembleia da República faça uma sessão solene sobre a data diz erradamente que o movimento teve lugar em 1976.
"Não, Jaime Neves não conseguiu que se concretizasse a assunção da tomada do poder pela direita, que de democrata só tinha o nome. E, por mais que isso possa parecer presunçoso, considero-me como o principal responsável por termos evitado isso!"