Sábado – Pense por si

O que disse Mário Soares sobre o 25 de Novembro?

Gabriela Ângelo com Leonor Riso 25 de novembro de 2024 às 18:44

De acordo com duas das suas biografias, o fundador do PS referiu-se "a uma tentativa de golpe" que o levou a ir para o Porto por estradas secundárias. Também foi "um regresso à pureza inicial do 25 de Abril".

Em dia de sessão solene do 25 de Novembro, o nome de Mário Soares foi evocado pelo Presidente da República e pelo Presidente da Assembleia da República. A liberdade e a possibilidade de escolher "é também o maior legado político de Mário Soares e do PS", afirmou José Pedro Aguiar-Branco. Soares foi um dos vitoriosos do 25 de Novembro no plano civil, destacou Marcelo Rebelo de Sousa. Mas afinal, o que nos dizem as suas biografias sobre o que pensava o próprio acerca deste dia de 1975?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro