Sábado – Pense por si

Os nove e o princípio do fim do PREC

António Luís Marinho 19 de agosto de 2025 às 23:00

O documento que mudou tudo e as conversas de Vasco Lourenço com Costa Gomes: "Desculpe, mas Vasco Gonçalves não pode ser o PM do novo Governo!"

Agosto de 1975: Portugal vive a efervescência revolucionária do PREC (Processo Revolucionário em Curso). O mês ameaçava ser particularmente quente, depois da queda do IV governo provisórios, motivada pelo abandono do PS e do PSD da coligação que o suportava. Restava formar um governo com o PCP e compagnons de route, chefiado por Vasco Gonçalves, ou a sua saída de cena. O Presidente da República, Costa Gomes, optou por manter o Primeiro-Ministro, contestado pelos partidos à direita do PCP e por uma ala militar, com presença importante no Conselho da Revolução.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.