Sábado – Pense por si

David Loriot/L'Équipe

Rafael Nadal: "Nunca fui escravo do ténis. Não sinto que tenha sacrificado nada"

Retirado desde novembro de 2024, não voltou a pegar numa raqueta e garante que não tem saudades. O tenista espanhol, vencedor de 22 Grand Slams, fala da carreira, da família e também de antigos adversários, não tendo dúvidas que atualmente Carlos Alcaraz e Jannik Sinner estão muito acima dos outros.

Carlos Torres

Jaime Faria. “O que ganhei na austrália já dá para salvar a época”

O seu objetivo é jogar todos os Grand Slams, pois em termos financeiros “é uma grande diferença, recebe-se 300 a 350 mil euros” e fica-se garantido. Jaime Faria, que já ganhou um set a Djokovic, recorda a infância, quando ia com o pai para os museus, e fala do treino mental e da paixão pelo Sporting - e de Gyökeres.

Carlos Torres

Jaime Faria: como vai ser depois do jogo com Djokovic na Austrália?

Nuno Borges poderá tornar-se o melhor tenista português de sempre? Jaime Faria e Henrique Rocha vão chegar ao top 100? E Sinner e Alcaraz vão continuar a dominar nos maiores torneios? Na semana em que começou o Open da Austrália, fomos falar com três especialistas, que antecipam como será a época de 2025.

Carlos Torres

Jannik Sinner: teve medo a esquiar e decidiu ir para o ténis

Campeão de slalom aos 8 anos, preferiu os courts devido ao receio de cair na neve. Passa 3h por dia no ginásio para ganhar músculo, faz o treino mental dos pilotos de Fórmula 1, e sempre que vence um torneio come um hambúrguer.

Carlos Torres

O fim da carreira: sair com glória ou andar a fazer figuras tristes?

Nadal vai voltar a jogar após um ano de paragem. Aos 37 anos, como será o final de carreira do tenista? Irá ainda ganhar mais algum Grand Slam ou já não vai somar mais títulos importantes, como aconteceu com Serena Williams, que entre os 36 e os 40 anos tentou igualar o recorde de Margaret Court, mas sem sucesso? Veja o fim de carreira de alguns dos melhores desportistas.

Presidente da Federação de Judo diz que existem normas para cumprir

"Estou aqui há cinco anos e oito meses, os mesmos atletas já o disseram publicamente, que eu era o melhor e agora já tenho estes defeitos todos? Eu é que tenho culpa que eles que não ganhem?" O presidente da FPJ reagiu assim à carta subscrita por Telma Monteiro e outros sete judocas que denunciaram discriminação e um ambiente tóxico na Federação.

Carlos Torres

Quem vai ser a nova rainha do ténis?

Com o cada vez mais certo afastamento de Serena Williams, quem irá dominar o ténis feminino? A polaca Iga Swiatek, atual nº 1 do mundo e vencedora em Roland Garros a 4 de junho, é a principal candidata. Mas há outras, de Coco Gauff a Emma Raducanu ou Naomi Osaka.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)