Sábado – Pense por si

Maria Henrique Espada

Cavaco Silva, 1985: A mãe de todas as minorias

Com 29,8%, poucos ministros (13), falta de cinzeiros, muitos políticos imberbes, outros tantos desconhecidos, medidas em catadupa e uma tática clara: ser forçada a sair e nunca se pôr a jeito. Marques Mendes, Santana Lopes e Durão Barroso partilhavam um corredor. Marcelo entrevistou Cavaco. E quem caiu foi a oposição.

caderno de significados

O clube dos intocáveis

As soluções de Rui Rio, criadoras de uma maioria de não magistrados nos órgãos de governo das magistraturas, estão em total rota de colisão com as ideias da União Europeia em matéria de separação de poderes. Por cá, o problema não está no Ministério Público. Está em quem quer uma justiça subserviente a um grupo de intocáveis da República.

Caderno de Significados

A arte de governar

Cavaco tranquiliza-nos com a segurança de que, não estando ele ao leme da Nação, a tratar de resolver as coisas por nós, poderão sempre estar delfins do seu conhecimento. Assim saibam beber os ensinamentos. Entreguemo-nos, portanto, ao sonho, porque jamais dormiremos tão descansados!

Caderno de Significados

O retocador da história

A guerra de Cavaco é ajudar-se a si próprio, apresentando a sua “década dourada” como um período imaculado de todos os pecados que atribuiu a António Costa: falta de autoridade política; populismo; hipocrisia; abusos de poder; mentiras e violação da ética política.

Diogo Barreto

Jorge Sampaio e a demissão de Santana. Uma história, duas versões

Foi um dos factos políticos mais significativos da presidência de Jorge Sampaio e um momento definitivo para Pedro Santana Lopes. O Presidente da República dissolveu o Parlamento e convocou eleições que viriam ser ganhas por José Sócrates. E tudo começou com um comunicado entregue em mão na sede da Lusa.

Sara Capelo

Primeiro emprego: o que procuram as empresas?

Alguns cursos contam muito, mas as notas finais valem cada vez menos na escolha de candidatos, disseram à SÁBADO cerca de 20 empresas. Saiba o que atrai a NOS, a EDP, a REN, a Zurich, a Cuf Saúde e muitas outras.

A barba

Cada barba tem a sua própria história. Quadradas, redondas, ovais ou rectangulares, rentes, cheias ou compridas, são sempre um indicador das aspirações e pretensões do seu proprietário, da sua maneira de ver o mundo.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30