Sábado – Pense por si

Raquel Lito

Antepassados do humorista: o palácio que já foi dos Sinel de Cordes

O enfant terrible do humor pertence a uma linhagem que no século XVIII criou uma construção imponente, perto da Feira da Ladra. Rui Sinel de Cordes conta à SÁBADO que terá sido uma herdeira “demasiado ligada aos prazeres da diversão” a vendê-la. Recentemente, abriu ao público no evento Open House, iniciativa da Trienal de Arquitetura.

Raquel Lito

Manuel Marques: “O humor foi uma forma de combater o bullying. Era o mais baixinho do liceu”

Na escola, em Setúbal, desarmou os bullies pelas piadas. Nos tempos de faculdade, mudou-se para um T1 comprado pelos pais, na Graça, em Lisboa, onde fez remodelações sistemáticas – até afagou o chão. Desistiu do Design para ser ator e, entre os alvos das imitações, tem em Mário Centeno um fã. Reparte as atenções pelas filhas (Inês, de 18 anos, e Elisa, de 9), pela companheira (a atriz Beatriz Barosa), pelas viagens, pelas obras e pelos Legos.

cuidados intensivos

Paulo Tunhas

O prato principal só era pedido quando a política, nacional ou internacional, forçava a sua entrada. Era a fase hilariante do processo: das mais altas figuras do Estado ao mais reles plumitivo de jornal, o Paulo divertia-se com o espectáculo do mundo.

A paixão de Horta Osório

Fomos ver como está a ser a nova vida de António Horta Osório, regressado a Portugal após 15 anos em Londres. O gestor não larga uma paixão antiga: o ténis. Mostramos-lhe ainda como funciona a “selva” dos tuk-tuks em Lisboa e acompanhámos Rui Veloso antes do seu concerto no Tivoli.

O fio da memória

Julgo, modéstia à parte, que cumprimos integralmente a missão. Mas tudo tem um fim e esta é a nossa última crónica. O nosso reinado sobre estas duas páginas termina aqui.

Jornalismo e democracia

A SÁBADO instituiu-se como uma ameaça permanente aos corruptos e a todos os que se dedicam ao compadrio, à gatunagem e ao nepotismo, impedindo-os de viverem na santa paz das suas mentiras e intenções ocultas.

A Hora do Pedro

Capaz de escrever as coisas mais cruéis e divertidas, as mais biliosas e as mais generosas, o Pedro é um autor arguto, inteligente e lúcido. Espero, sinceramente, que esta peça seja a descolagem para o seu merecido reconhecimento.

Tiago Carrasco

Depois de Merkel, a incerteza

Há muito que os alemães não viviam uma eleição federal tão disputada e um futuro político incógnito. Os socialistas do SPD partem para o sufrágio com uma ligeira vantagem após terem sido dados recentemente como um partido acabado. Esperam-se longas e imprevisíveis negociações para a formação de uma coligação governamental.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)