Os animais são um (grande) negócio
A faturação das clínicas aumentou 46% em dois anos – os donos procuram mais e melhores tratamentos e há grupos económicos que dominam o mercado.
A faturação das clínicas aumentou 46% em dois anos – os donos procuram mais e melhores tratamentos e há grupos económicos que dominam o mercado.
"Atualmente temos mais de 6 mil crianças institucionalizadas e o nosso objetivo é diminuir consideravelmente estas crianças que estão atualmente em acolhimento residencial e aumentar com isso o acolhimento familiar", referiu a secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão.
Há mais miúdos entre os 7 e os 15 anos para adotar do que bebés, mas esse continua a ser o critério dominante dos casais. A SÁBADO falou com pais adotivos que preferiram os mais velhos e com especialistas que garantem que é um mito que com mais novos é fácil. É que os desafios vão ser os mesmos.
A SÁBADO foi conhecer duas famílias de acolhimento para a Jornada Mundial da Juventude: uma de longa duração onde vivem duas voluntárias estrangeiras desde setembro, e outra que se está a preparar para receber peregrinos durante a próxima semana.
A organização prevê que possam chegar a Lisboa entre um e 1,5 milhões de peregrinos,
Tweet visto 100 mil vezes alegava que uma família tinha desistido de acolher peregrinos por racismo. Mas foi publicado antes de as famílias saberem quem iam acolher.
Três das principais autarquias da Grande Lisboa já definiram os espaços coletivos onde os peregrinos poderão pernoitar e que incluem várias escolas.
A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior abriu um concurso por edital para a contratação de 40 pessoas (contrato para prestação de serviço) para reforçar as equipas de limpeza durante junho, julho, agosto e setembro deste ano.
Relativamente aos voluntários paroquianos, a Diocese de Lisboa conseguiu até ao momento angariar 7.000 pessoas, um número considerado "muito positivo" pela organização.
A iniciativa tem como propósito descobrir o "paradeiro destas crianças", que de acordo com a presidente da Comissão são milhares: "Sabemos hoje de 16.200 crianças deportadas [para a Rússia], apenas 300 regressaram [à Ucrânia]."
Nesse ano entraram também no sistema de acolhimento 136 crianças ou jovens estrangeiras não acompanhadas, 39 por mendicidade e 14 por suspeita de serem vítimas de tráfico de seres humanos.
Cerca de 57 crianças migrantes foram dadas como desaparecidas em Houston. Autoridades investigam possíveis casos de tráfico sexual ou exploração infantil.
João ficou sem os três filhos que a ex-mulher levou para a Estónia, António teve a filha raptada pela mãe, num processo que se arrastou no Brasil. Casos de rapto e alienação parental como estes não são raros e quem sofre são as crianças, dizem os especialistas.
A família tem noção de que poderá vir a estar confrontada com dois grandes desafios: a imprevisibilidade e o apego.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras não registou até à data em Portugal casos de menores ucranianos que tenham sido objeto de tráfico de seres humanos.
Uma interna de Medicina Geral de Familiar criou um projeto de assistência médica humanitária para refugiados. Todos, não só ucranianos. A ideia é ser uma porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde e possibilitar a estas pessoas uma primeira consulta de cuidados de saúde primários. O projeto chama-se Medical Refuge.