Sábado – Pense por si

Lusa

Governo apresenta nova campanha nacional pelo acolhimento familiar

"Atualmente temos mais de 6 mil crianças institucionalizadas e o nosso objetivo é diminuir consideravelmente estas crianças que estão atualmente em acolhimento residencial e aumentar com isso o acolhimento familiar", referiu a secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão.

Susana Lúcio

Estes pais adotaram crianças mais crescidas: "Precisam de uma família"

Há mais miúdos entre os 7 e os 15 anos para adotar do que bebés, mas esse continua a ser o critério dominante dos casais. A SÁBADO falou com pais adotivos que preferiram os mais velhos e com especialistas que garantem que é um mito que com mais novos é fácil. É que os desafios vão ser os mesmos.

Sónia Bento

Quando os pais se separam e raptam os próprios filhos

João ficou sem os três filhos que a ex-mulher levou para a Estónia, António teve a filha raptada pela mãe, num processo que se arrastou no Brasil. Casos de rapto e alienação parental como estes não são raros e quem sofre são as crianças, dizem os especialistas.

Lucília Galha

Há um "refúgio médico" para os refugiados em Almada

Uma interna de Medicina Geral de Familiar criou um projeto de assistência médica humanitária para refugiados. Todos, não só ucranianos. A ideia é ser uma porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde e possibilitar a estas pessoas uma primeira consulta de cuidados de saúde primários. O projeto chama-se Medical Refuge.

Márcia Sobral

Como são acolhidas as crianças ucranianas em Portugal?

Trinta e um mil deslocados já terão entrado em território nacional, mais de 11 mil era menores. O que acontece a todas estas pessoas quando entram em Portugal e quais os mecanismos de ajuda que são ativados quando falamos de crianças que chegam sozinhas?

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.