
Rússia rejeita ter violado espaço aéreo da Estónia
Estónia denunciou na sexta-feira a entrada de três caças russos no espaço aéreo do país.
Estónia denunciou na sexta-feira a entrada de três caças russos no espaço aéreo do país.
De acordo com um responsável da NATO, F-35 italianos, que participavam numa missão de vigilância do Báltico, intervieram para intercetar os caças russos.
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro
O episódio dos drones foi a mais grave de várias provocações que deixam os países vizinhos da Rússia em estado de ansiedade. Moscovo sente o pulso à NATO.
“Tais incidentes demonstram a falta de respeito da Rússia pelo direito internacional”, disse o governo romeno.
Segundo o artigo 4º os Estados "devem consultar-se mutuamente quando, a critério de qualquer um deles, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada".
Trump ordenou o envio de 10 jatos e uma frota de navios para o Caribe. Além disso, os EUA estão a oferecer uma recompensa de 50 milhões de dólares por informações que levem à detenção de Maduro. O que está por detrás do conflito?
A Lockheed Martin, Palantir, Volvo, BNP Paribas, Barclays, Pimco e a Norwegian Government Pension Fund Global são acusadas de manter estreita colaboração com Israel.
A guerra na região parece ter-se agudizado, mas ainda não é clara a resposta que Israel dará.
A guerra cibernética de Israel estende-se para além das instalações nucleares iranianas, sendo que, normalmente, Israel acaba por nem confirmar, nem negar tais ataques.
E se há algo que é muito bem sabido é que quer os republicanos quer os democratas partilham (sempre partilharam) uma vontade comum de impedir o fortalecimento da União Europeia.
O primeiro-ministro eslovaco confirmou o envio dos treze MiG-29 que atualmente se encontram ao serviço de força aérea do país. A Eslováquia vai assim ficar sem nenhum avião de combate e os países vizinhos vão garantir a sua proteção.
A Polónia detém cerca de uma dúzia de MiG-29 operacionais, o presidente explicou que "estes ainda estão ao serviço da Força Aérea da Polónia" e, apesar de se encontrarem "nos últimos anos de serviço, ainda estão em pleno funcionamento".
Dinheiro, compras de armas, indústria própria, soldados e ambição declarada: como os polacos querem criar o maior exército europeu.
Mais conclusões preliminares da invasão da Ucrânia, pelos olhos dos militares envolvidos. Hoje, a guerra no ar, e a tentativa de dominar os céus, por cima do inferno.
O problema que a Rússia criou para si própria ultrapassa em muito a entrada da Finlândia e Suécia na NATO. Traduz uma dimensão moral que é devastadora para o Kremlin