Sábado – Pense por si

Urbanista

Uma certa e insustentável inocência

As redes estão preparadas para alavancar o óbvio: emoção, contradição, discussão. O que nos provoca raiva ou indignação ganha uma força que a mesma história, contada de outra forma, não consegue alcançar. E, por isso, se queremos, realmente, fazer por mudar, o digital ajuda mas não chega.

Lusa

Professores já fizeram mais de 60 mil horas extraordinárias este ano

"Em média, um em cada dois docentes teve uma hora extraordinária adicionada ao seu horário de trabalho", revelou o secretário-geral da Fenprof, baseando-se no levantamento feito em 203 agrupamentos de escolas de todo o País, que representam 25,1% da totalidade de estabelecimentos de ensino.

Lucília Galha

Uma vida a cuidar dos outros

Não é reconhecido como emprego mas dá trabalho, é uma tarefa a tempo inteiro. Mal remunerada, dura e com consequências. Este é o retrato de quatro cuidadores informais.

Admirável Mundo Verde

Os exaustos da Terra

Independentemente do juízo que se possa fazer sobre os contornos e motivações do golpe que depôs Morales, é indiscutível que as regiões do globo ricas em lítio se encontram sob forte pressão intervencionista externa, involuntariamente envolvidas na corrida desenfreada ao "ouro do séc. XXI" que acaba de começar.

Libertem as Crianças

Não aprisionem as crianças em férias

Há habitualmente um desfasamento prático: as férias escolares duram entre um mês e meio e dois meses e meio e o período normal de férias por ano de um trabalhador são 22 dias úteis. Para muitas famílias, torna-se muito difícil a conciliação entre o trabalho dos pais, tempo familiar e período de férias escolares dos filhos.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.