
Voltar à droga para ajudar outros
Há equipas de rua com técnicos que foram consumidores e que dão o exemplo de como é possível mudar de vida. A SÁBADO acompanhou a noite de um deles.
Há equipas de rua com técnicos que foram consumidores e que dão o exemplo de como é possível mudar de vida. A SÁBADO acompanhou a noite de um deles.
Um agente infiltrado da Polícia Judiciária facilitou o transporte marítimo de uma tonelada de cocaína ao cartel sul-americano, o Primeiro Comando da Capital, a partir de Cabo Verde até à costa algarvia. Após o desembarque em Portugal, um camionista da “máfia dos Balcãs” ia levar o produto até ao Centro da Europa: estão todos detidos.
Estacionam à beira-rio, mas sem condições. Não têm onde despejar as águas sujas e reabastecerem. A vizinhança queixa-se das concentrações espontâneas, ainda que haja um projeto de construção de um parque com 40 lugares, desde 2015.
A pequena localidade de Eagle Pass, no Texas, junto à fronteira com o México, foi um dos pontos quentes da crise migratória do fim de 2023, quando milhares de pessoas tentavam atravessar diariamente o rio Grande para entrar ilegalmente no país. O governo estadual respondeu com o envio de milhares de militares, a construção de barreiras no rio, a ocupação de território público e a colocação de milhares de quilómetros de arame farpado para impedir a “invasão” – que hoje não existe e que divide a população.
O Algarve não é o estrangeiro. Tem uma dinâmica própria. Transporta um bocadinho do país. É um desligado com ligações. E eu até gostava disso.
Tem um ginásio em casa e desloca-se de mota para todo o lado. A estrela da rádio e televisão, que tem hiperatividade, admite a relação difícil com o relógio: o tempo é escasso para tanta coisa. A propósito do novo livro e dos 50 anos, a SÁBADO acompanhou-o durante quatro dias. A maratona terminou horas antes da festa de aniversário, num palácio.
Os sítios fora de época são mais bonitos, sabem a segredos acabados de descobrir. Já os tínhamos visto de muitas maneiras, mas o que não sabíamos é que havia esta nova forma de os admirar; estão guardados quase só para nós, como se nos tivessem sido prometidos por uma força maior que tudo.
"A administração corrupta de Biden informou os meus advogados de que fui acusado, presumivelmente no falso caso das caixas", escreveu o ex-presidente dos EUA na sua rede social Truth Social. Em causa os documentos classificados que tinha na sua casa privada de Mar-a-Lago, na Flórida.
A GNR adianta que no âmbito da operação "Trindade 2022" irá implementar um dispositivo especial de segurança, intensificando as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima, para "garantir a segurança e tranquilidade pública do evento", de acordo com um comunicado.
Há quase 300 milhões em mãos de particulares nos Estados Unidos. Uma parte da população diz que são perigosas. A outra que a Constituição lhes dá o direito de as ter. Nenhum dos lados está disposto a recuar.
Estacionar trotinetas em cima do passeio custa multas às empresas e pode em breve custar a quem comete a infração.
"Trouxe-nos para estas eleições sem necessidade nenhuma. Foram vocês que não aprovaram o orçamento do estado. Podiam aprová-lo na generalidade e depois discutia-se na especialidade", atirou uma mulher, com a concordância da líder do BE de que o país não devia ter vindo para eleições.
Bernardo acordou com menos 2.700 euros. Durante a noite, a porta de casa fora aberta com um pé de cabra e uma radiografia e levaram-lhe o equipamento. Vizinhos e lojistas temem pela segurança e a Junta de Freguesia alerta para a falta de policiamento.
É a única freguesia da capital que continua a ser liderada pela CDU. As memórias de um presidente barricado no posto dos correios e de outro que ajudou a carregar parquímetros arrancados do chão parecem estar ainda bem vivas. E o trabalho feito nos bairros sociais também ajudou na hora de decidir onde colocar a cruz no boletim de voto das últimas eleições.
"Mesmo quando chego aos pontos mais altos, para além do frio que apanho dentro da carrinha do meu pai, a ligação está sempre a cair", lamenta a aluna.
Além de alargar as avenças noturnas para 24 horas sem custos, a líder ibérica de estacionamento reforça a oferta gratuita a pessoal médico e de enfermagem nos parques por si geridos.