Sábado – Pense por si

Voltar à droga para ajudar outros

Susana Lúcio
Susana Lúcio 05 de março de 2025 às 23:00

Há equipas de rua com técnicos que foram consumidores e que dão o exemplo de como é possível mudar de vida. A SÁBADO acompanhou a noite de um deles.

"Olá, boa noite! Como estão? Querem um lanche?”, pergunta Nuno Maneta, da equipa de rua da Associação Crescer enquanto distribui sacos com sandes, uma maçã e uma garrafa de água. Sentada numa tenda, montada à entrada do bairro da Cova da Moura, na Amadora, uma mulher jovem sorri, enquanto dá uma baforada de crack. “Olá! Ainda bem que vieram. Sabem alguma coisa do César?”, pergunta Raquel. “A enfermeira Ana Bicho esteve aqui, disse que ele está internado nos cuidados intensivos com tuberculose”, acrescenta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.