
Dinamarca fecha espaço aéreo a voos com drones civis
Violações poderão resultar em multas ou penas de prisão até dois anos.
Violações poderão resultar em multas ou penas de prisão até dois anos.
Este tipo de operações é comum nos mares Báltico e Negro, embora nas últimas semanas tenham ocorrido vários incidentes envolvendo aeronaves e drones russos que violaram diretamente o espaço aéreo dos países da NATO.
Drones sobrevoaram vários aeroportos dinamarqueses, obrigando as autoridades a encerrar o espaço aéreo durante parte da noite, afirmou hoje a polícia dinamarquesa, destacando que este é o segundo incidente do género registado esta semana.
A subida de patamar da agressão de Putin na Ucrânia já estava a ser difícil de ignorar. As violações do espaço aéreo NATO foram o sinal para um despertar que deveríamos ter sido nós, europeus, a antecipar. Putin anotou, Trump assobiou para o lado
O ministro da Defesa alemão respondeu às declarações de Trump, apelando aos membros da NATO para manterem a calma e não caírem na "armadilha" da Rússia.
Força Aérea Alemã entregou a escolta das duas aeronaves aos parceiros na NATO localizados na Suécia.
Na sexta-feira, a Estónia denunciou a entrada de três caças russos no espaço aéreo do país por 12 minutos.
Estónia denunciou na sexta-feira a entrada de três caças russos no espaço aéreo do país.
De acordo com um responsável da NATO, F-35 italianos, que participavam numa missão de vigilância do Báltico, intervieram para intercetar os caças russos.
O país que é membro da NATO diz que os jatos estiveram em seu território durante 12 minutos.
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro
A Roménia convocou o embaixador da Rússia em Bucareste para denunciar o voo "inaceitável" de drone drone russo no sábado no espaço aéreo romeno.
“Tais incidentes demonstram a falta de respeito da Rússia pelo direito internacional”, disse o governo romeno.
Embaixadora norte-americana junto às Nações Unidas afirmou que a "violação do espaço aéreo de um aliado norte-americano demonstra um imenso desrespeito".
Ajuda surge depois de a Rússia ter violado o espaço aéreo polaco.
Governo português pretende exigir explicações às autoridades russas.