
Reaberto espaço aéreo britânico depois de avaria de radar. Mas ainda há perturbações
Ministra dos Transportes alertou para que "se mantenham as perturbações". Pelo menos 45 voos foram cancelados esta tarde.
Ministra dos Transportes alertou para que "se mantenham as perturbações". Pelo menos 45 voos foram cancelados esta tarde.
A gestora do controlo de tráfego aéreo não indica quanto tempo vai demorar a selecionar a falha. Da última vez, prejuízo foi de 100 milhões de libras.
O voo MH370 desapareceu a 8 de março de 2014, cerca de 40 minutos após descolar da capital da Malásia com destino a Pequim, quando deixou o espaço aéreo malaio e entrou no vietnamita, desviando-se da sua rota para o sul do Oceano Índico, sem que as causas sejam ainda conhecidas.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia classificou a violação do espaço aéreo como "inaceitável" e garantiu que os funcionários da Embaixada da Rússia em Estocolmo seriam convocados ao seu ministério, devido ao incidente.
Uma dupla de F-16M portugueses que se encontram numa base da Lituânia intercetaram e identificaram as aeronaves provenientes da Federação Russa.
Foram ativados todos os procedimentos necessários para garantir a segurança do espaço aéreo polaco, garantiram as autoridades militares.
As forças armadas da Polónia informaram que um objeto não identificado entrou esta manhã no espaço aéreo do país, na direção da Ucrânia, desaparecendo depois dos radares, e que ter-se-á tratado de um míssil russo.
Zelensky, que já demostrou ser tão de extrema-direita fascizante como Putin, quando lhe forem fornecidos os caças F-16 irá invadir o espaço aéreo da Federação russa e bombardear cidades desse país. Nestas terríveis condições, valerá a pena debater outros problemas, ou, pelo menos, tentar chamar a atenção para os mesmos? A resposta tem de ser sim. Um rotundo sim.
França, Grécia e Hungria são os destinos mais congestionados ao longo de todo o verão. Porém, há mais destinos afetados pela redução de espaço aéreo.
Alguns destes drones tinham como alvo a capital, Kiev, onde, por volta da meia-noite, foram ativadas as sirenes antiaéreas e o exército ucraniano conseguiu abater todos os drones que entraram no seu espaço aéreo.
Projéteis tinham como destino o território ucraniano. Moldova já condenou a ação e pediu justificações, enquanto a Roménia não se pronunciou.
O foguetão acabou por cair no Oceano Pacífico, mas levou ao encerramento do espaço aéreo espanhol durante uma hora.
A carta de operações prevê cedências de espaço aéreo em períodos temporais nas áreas militares de Monte Real e de Sintra. Permite novas rotas para os aviões.
De acordo com as autoridades suíças, o tráfego aéreo já foi retomado assim como o funcionamento dos aeroportos de Genebra e Zurique.
Impresa sérvia e fontes russas disseram que a Bulgária, Macedónia do Norte e Montenegro, membros da NATO, se recusaram a permitir que o avião de Lavrov sobrevoasse o seu espaço aéreo a caminho de Belgrado. Serguei Lavrov é um dos governantes russos abrangido pelas sanções do Ocidente, pela invasão da Ucrânia.