Portugal e o mundo estão a precisar urgentemente de uma limpeza ética
Onde está a vitoriosa luta persistente de décadas de Portugal e dos portugueses pelo reconhecimento da independência, de facto e de direito, de Timor-Leste?
Onde está a vitoriosa luta persistente de décadas de Portugal e dos portugueses pelo reconhecimento da independência, de facto e de direito, de Timor-Leste?
Trump deu uma eternidade (50 dias) a Putin antes de “sanções devastadoras” que o façam parar a agressão na Ucrânia. Há três conclusões a tirar de três anos e meio de invasão russa. Duas até dão alguma esperança aos ucranianos a médio prazo. O problema é se Putin decide disfarçar o falhanço militar na Ucrânia subindo a parada sobre o flanco Leste da NATO. Haveria tempo para reagir?
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta em relação ao artigo "Os bastidores da noite mais dura do PS".
Enganaram-se aqueles que, com miopia elitista, política ou jornalística, pensaram que Ventura era como um cometa – chega, brilha e desaparece. Fica uma lição: foi um erro crasso subestimar politicamente André Ventura.
O espanto ante o trumpismo 2025 é coisa de gente incauta e pouco perspicaz.
A importância da adequada classificação dos solos e do ordenamento do território deveria ser evidente para qualquer pessoa com responsabilidades políticas em Portugal. Com efeito, a desordenada ocupação dos solos tem sido, historicamente, uma das principais causas dos maiores desastres que assolaram o país.
Com uma geração habituada à rapidez, que nem sabe o que é aguentar um anúncio publicitário durante um intervalo, ver um jogo do início ao fim é um exercício que merece investimento. Até se pode ver Ronaldo a oferecer um golo a Bruno Fernandes.
Estamos naquela fase de pré-campanha em que se contam espingardas e se escolhem os campos de inimizade (fundamental ou acessória) e aliança. Uma eleição, em sociedades decentes, não uma guerra. Mas não deixa de ser um conflito
A renovação do sistema político é um processo duro e exigente para todos, sabemos como o ser humano não gosta, por definição, de mudar. Obriga a desconstruir, autocriticar, autoconhecer, e o resultado pode não ser bonito, se a vontade e visão não estiverem à altura dos visados.
Filinto Lima, representante dos diretores de escolas, lamenta que estes não tenham sido ouvidos, bem como pais e professores.
A segunda mão disputa-se em 23 de fevereiro, em Herning, na Dinamarca, com o vencedor da eliminatória a entrar no sorteio dos 'oitavos', nos quais já estão as oito equipas que se impuseram na fase de grupos.
Ao ver o que está a acontecer na Ucrânia - com uma guerra convencional de ocupação de território, com destruições maciças, mortes indiscriminadas de civis, instigação à guerra civil -, eu sei que os EUA são precisos para a segurança da Europa.
Não foi nem decisivo, nem absolutamente claro, nem demolidor para ninguém. Os erros e as virtudes repartiram-se. O Bloco Central em construção também se faz sobre este empate entre Costa e Rio.
Ao impor um modelo único de etnografia, Ramada Curto incorre no anacronismo paternalista de quem pretende disciplinar os usos da ciência.
Desde que publicou a nova tabela de preços, em setembro, que a ADSE tem sido criticada por médicos e por grupos privados de saúde.
Alguns cursos contam muito, mas as notas finais valem cada vez menos na escolha de candidatos, disseram à SÁBADO cerca de 20 empresas. Saiba o que atrai a NOS, a EDP, a REN, a Zurich, a Cuf Saúde e muitas outras.