Sábado – Pense por si

Vanda Marques

Bill Gates: de criança problemática a génio da programação

Nasceu numa família rica, a sentir-se sempre diferente dos outros. Ia enlouquecendo os pais, com a sua rebeldia e espírito contestatário. Diz que hoje teria sido diagnosticado com autismo. Passou uma noite na prisão e centenas de horas a programar. Conheça a autobiografia do fundador do Microsoft.

Rita Rato Nunes

A conta do Orçamento

Uma negociação exige que não se dê tudo de bandeja ao adversário, mas a oposição tem mais a perder do que a ganhar com o chumbo do Orçamento do Estado para 2025.

Miguel

O convertido

É impossível não ter inveja do abismo quando se sabe que toda a gente quer ir para ali, mesmo que não o faça, mesmo que não o confesse.

Gonçalo Correia

Euro 2024. O futebol bonito é uma treta

É mesmo, como dizia alguém do fair-play; só nos interessa a nós, os românticos apaixonados por este jogo, cada vez mais em vias de extinção. É saudosismo ou os jogos andam amarrados? Salva-se Espanha.

élvio Sousa - JPP
Maria Henrique Espada

Élvio Sousa, o “gato que caça ratos”

Tornou-se o rosto do JPP, que mudou a paisagem política da Madeira. Vai ao mar todos os dias, à Marcelo. Levanta-se com as galinhas, dá comida aos 5 gatos, corre a ilha a atender pessoas e ficou a dois deputados do PS.

Lusa

Governo admite aumento preocupante de alguns crimes em 2023

Segundo o Expresso, os crimes de corrupção aumentaram 30% em 2023, tal como o número de titulares de cargos políticos constituídos arguidos por suspeitas de crimes de corrupção e prevaricação, que passaram de cerca de 30, em 2022, para 50, em 2023.

Talvez crónica

As velocidades do tempo

Os dias duros são longos e secos, fazem-nos passar por cada segundo como se fosse uma promessa que cumprimos de joelhos, até conseguirmos dar início ao minuto seguinte. São uma longa travessia numa paisagem sem céu, só um caminho de terra com um raio de luz ao fundo, que vai ficando cada vez mais distante à medida que nos tentamos aproximar dele.

Sónia Bento

No Tivoli com Rui Veloso: “Estou farto da fama, é muito chato”

Ensaiou e foi para o camarim, onde saboreou um copo de vinho tinto enquanto conversou com a SÁBADO sobre guitarras, política, Covid, liberdade, crianças e Alentejo. Depois, Rui Veloso ainda comeu castanhas assadas e viu o jogo da seleção antes de entrar em palco.

Urbanista

O planeta da moda que não passa de moda

A ideia de que está nas nossas mãos mudar o mundo é só aparentemente verdadeira porque a mudança tem de partir das grandes empresas que dominam o mercado e que também exploram o próprio consumidor, através de uma espiral de consumo infindável. Há sempre uma nova tendência, um novo must have que duplica a sensação de bem estar.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30