Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
27 de janeiro de 2025 às 07:11

A insustentável mentira da vida de todos os dias

O mundo, como o conhecemos - e não necessariamente como poderia ser - assenta num sistema económico que se transformou num sistema social baseado no lucro, sem que se olhem a meios para atingir os fins, sempre os mesmos, baseados no poder do capital.

Viver, cansa. Viver uma mentira cansa ainda mais e estamos todos a viver uma insustentável mentira. A velocidade a que vivemos e aquela que nos impõem é incompatível com a nossa capacidade para assimilar o que quer que seja e viver. Dizem-nos que a vida é assim mas na verdade, essa é a grande mentira na qual nos fazem acreditar para o mundo continuar a girar. O mundo, como o conhecemos - e não necessariamente como poderia ser - assenta num sistema económico que se transformou num sistema social baseado no lucro, sem que se olhem a meios para atingir os fins, sempre os mesmos, baseados no poder do capital.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.