Sábado – Pense por si

Lucas Pires: um “príncipe” à frente do seu tempo

SÁBADO
SÁBADO 21 de fevereiro de 2024 às 23:00

A SÁBADO publica excertos do novo livro de Nuno Gonçalo Poças, que refaz o percurso do ex-líder do CDS, um “inconformado” de “uma elegância política” difícil de conceber hoje.

Numa conversa em 2021, na Feira do Livro, Nuno Gonçalo Poças perguntou onde poderia encontrar uma biografia de Francisco Lucas Pires. Não havia. Decidiu escrevê-la. O Príncipe da Democracia estará nas bancas a 5 de março e descreve um percurso marcante à direita e um pensamento muitas vezes atual em 2023 – apesar de o biografado ter morrido em 1998, aos 53 anos. No parlamento português, um deputado apresentou uma nota de pesar em que elogiou a “marca pessoal inconfundível” e o colocou entre os que “não se fixam no que está adquirido e querem questionar o futuro”. O deputado era João Amaral, do PCP.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.