Sábado – Pense por si

Bruno Nogueira
Bruno Nogueira Humorista
06 de março de 2024 às 23:00

As velocidades do tempo

Os dias duros são longos e secos, fazem-nos passar por cada segundo como se fosse uma promessa que cumprimos de joelhos, até conseguirmos dar início ao minuto seguinte. São uma longa travessia numa paisagem sem céu, só um caminho de terra com um raio de luz ao fundo, que vai ficando cada vez mais distante à medida que nos tentamos aproximar dele.

UMA COISA que aflige uns e alivia outros, é que apesar de o tempo ser o mesmo para todos, avança a velocidades diferentes consoante o que esperamos dele. É um bichinho-de-conta que quando tentamos tocar-lhe fecha-se na escuridão do seu corpo, para não ter de dar justificações a perguntas difíceis. Um dos grandes mistérios do universo é a medida do tempo não ser fiel ao tempo em si, como se houvesse dois pesos e duas medidas para uma coisa que a lógica nos assegura que não. O tempo é do contra, e passa lento para quem quer que ele passe rápido, numa afronta à nossa voracidade. Cada minuto multiplica-se por muitos mais, até parecer que o ponteiro está a fazer um braço-de-ferro com a rotação da Terra. Quantos meses é que já duraram alguns anos? Houve dias na minha vida que foram meses inteiros de Inverno. Os dias duros são longos e secos, fazem-nos passar por cada segundo como se fosse uma promessa que cumprimos de joelhos, até conseguirmos dar início ao minuto seguinte. São uma longa travessia numa paisagem sem céu, só um caminho de terra com um raio de luz ao fundo, que vai ficando cada vez mais distante à medida que nos tentamos aproximar dele.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.