Supremo espanhol abre porta para o regresso de Carles Puigdemont a Espanha
A decisão permite ao antigo presidente catalão regressar a Espanha sem ser detido por este mandado, mas ainda não equivale à aplicação da amnistia.
A decisão permite ao antigo presidente catalão regressar a Espanha sem ser detido por este mandado, mas ainda não equivale à aplicação da amnistia.
O tradicional desfile militar do Dia da Vitória decorreu na Praça Vermelha, em Moscovo, com medidas de segurança reforçadas e a presença de Vladimir Putin e outros líderes internacionais.
Cerimónia decorreu esta manhã em Moscovo.
A cidade russa de Volgograd deu início às celebrações do Dia da Vitória, esta quinta-feira, com um espetáculo de luzes projetado no memorial da Batalha de Estalinegrado. O evento decorreu junto à estátua “A Pátria Chama” e contou com música soviética e atuações ao vivo.
O presidente, eleito em 2020, viu o seu mandato chegar ao fim: foi detido esta semana por militares que levaram a cabo um golpe de Estado.
O rei Carlos III e outros membros da família real receberam, esta terça-feira, no Castelo de Windsor, veteranos da Segunda Guerra Mundial, numa cerimónia que assinalou o 80.º aniversário do Dia da Vitória sobre o Japão, que pôs fim à Segunda Guerra Mundial.
Os líderes da China, Rússia e Índia estão reunidos na cimeira da Organização para a Cooperação de Xangai mais participada de sempre. Cátia Miriam Costa e José Filipe Pinto explicam que a política externa dos Estados Unidos pode aproximar os seus opositores.
Hibatullah Akhundzada afirmou os afegãos fizeram sacrifícios durante quase 50 anos para que a Sharia os salvasse da “corrupção, opressão, usurpação, drogas, roubo, furto e pilhagem”.
O monarca britânico será o primeiro, desde a rainha Vitória, a não viver na residência oficial da família real em Londres.
A ação russa não vai parar apenas porque queremos que ela pare. Vai sempre tentar influenciar as nossas Democracias e Instituições. E enquanto Fidias é um veículo para espalhar a sua mensagem no Parlamento Europeu, certamente Portugal também irá ter os seus veículos.
Não serão só as Legislativas em Portugal que serão relevantes no próximo domingo para o nosso futuro: o que acontecer na segunda volta das presidenciais da Roménia pode agravar a deriva nacional-populista no flanco Leste da UE e da NATO. Da Turquia pode surgir uma nova esperança para a Ucrânia. Mas o jogo de sombras entre Trump e Putin torna improvável a admissão de Erdogan como novo “player” que definirá o futuro de Kiev.
O portal russo Novaya Gazeta Europa, salientou que os ataques de drones afetaram não só a segurança dos voos, mas também os preços dos bilhetes.
Em entrevista à BBC, o filho mais novo do Rei Carlos III afirmou sentir-se "devastado" por o pai não falar com ele, mas que tem esperança numa reconciliação com a família. Os especialistas dizem que agora não há mesmo retorno possível e que para William terá sido a gota de água.
A Rússia assinala sempre no dia 09 de maio o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) mantendo a tradição que se prolonga desde a era soviética.
Trump revelou ter assinado uma proclamação oficial que designa o dia seguinte, 8 de maio, como data de celebração da vitória americana no conflito. A efeméride marca o 80.º aniversário do fim da guerra na Europa.
Entre os que são esperados na tribuna de convidados estão o presidente chinês, Xi Jinping, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.