A Rússia assinala sempre no dia 09 de maio o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) mantendo a tradição que se prolonga desde a era soviética.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse esta sexta-feira que todo o país apoia a ofensiva na Ucrânia referindo-se diretamente ao conflito que mantém desde 2022, no discurso das cerimónias que marcam a derrota da Alemanha nazi, em 1945.
Mikhail Metzel/ AP
"Todo o país, a sociedade e o povo apoiam aqueles que participam na operação militar especial. Estamos orgulhosos da sua coragem e tenacidade, essa força de espírito que sempre e só nos trouxe a vitória", disse Putin no seu discurso na tribuna em frente ao Mausoléu de Lenine.
A Rússia assinala sempre no dia 09 de maio o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) mantendo a tradição que se prolonga desde a era soviética.
Hoje, Vladimir Putin e cerca de 20 líderes estrangeiros, incluindo o chefe de Estado da República Popular da China, Xi Jinping e o brasileiro Lula da Silva, assistiram à parada militar na Praça Vermelha, em Moscovo.
Paralelamente, o Presidente russo ordenou um cessar-fogo na Ucrânia de 08 a 10 de maio para assinalar a efeméride.
O Dia da Vitória é o feriado secular mais importante da Rússia.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".