Sábado – Pense por si

João Amaral Santos

Tojó, o parricida de Ílhavo

Na madrugada de 12 de agosto de 1999, Tojó, de 23 anos, reuniu os pais na cozinha e matou-os à facada. Diria, mais tarde, que a ideia do crime tinha sido da mulher, mas só ele foi condenado.

Lucília Galha

Melanie Tavares: "Mesmo as situações mais comuns podem tornar-se traumáticas"

A psicóloga clínica teve um trauma na infância e parte da sua experiência para ajudar adultos e crianças a superarem estas situações. Num livro publicado recentemente fala da importância de não minimizar o sofrimento, nem usar o discurso "isso depois passa". E dá dicas de como procurar ajuda.

Lucília Galha

Adaptar o ensino ao cérebro

Os professores usam técnicas que não são adequadas à mente das crianças e isso prejudica o seu rendimento escolar, diz a psicóloga Joana Rato. Até a disposição das mesas é importante.

Mutualismo e pensões complementares

As mudanças no Sistema de Segurança Social, nos anos mais recentes, com particular enfoque no regime público de pensões, têm reduzido, em termos individuais, a taxa de substituição entre a primeira pensão e o último salário.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)