Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
22 de junho de 2022 às 08:00

José Sócrates e Ivo Rosa: a mesma luta

O juiz “das liberdades” e o arguido dos “bons modos” são hoje os grandes promotores de uma justiça obsequiosa e obediente. A bem da democracia, não podem ganhar.

Às vezes o mundo mexe-se debaixo dos nossos pés sem nos apercebermos. José Sócrates descobriu isso numa noite de novembro de 2014, quando foi detido no aeroporto de Lisboa por suspeitas de corrupção. Até esse momento, estava convencido (ele e o resto de nós) de que, em Portugal, cavalheiros como ele nunca são beliscados pela justiça. Desde esse dia, a luta do ex-primeiro-ministro é para recuperar a impunidade cómoda que lhe tiraram.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.