Sábado – Pense por si

Sónia Bento

Estou grávida. E agora?

A ginecologista e obstetra Maria Manuel Sampaio lançou um livro, que é um guia prático para responder às questões das grávidas, que surgem dos medos que sentem e que resultam dos imensos mitos que existem.

A lagartixa e o jacaré

Eleições

A crise do Bloco é enorme. Perdeu o chique e ficou apenas com um radical esmaecido, sobrevivendo dos restos das guerras culturais "fracturantes" que deu de bandeja à direita e transformou em pouco mais que folclore intelectual urbano. Sem dinamismo, sem base social, sem pensamento praticamente sobre nada, envelheceu num mundo de slogans sem criatividade. Vai ser penoso ver a sua progressiva desaparição grupuscular. Por falar em penoso, o caso do PCP é ainda mais grave.

Lucília Galha

O que está dentro deste banco pode salvar-lhe a vida

Fragmentos de osso, restos de tumor, sangue, urina ou até cabelos são hoje determinantes na investigação científica. Na Nova Medical School, em Lisboa, há um repositório destas amostras biológicas que permitem testar novos medicamentos, métodos de diagnóstico e dispositivos médicos. O biobanco arrancou há um ano e já tem vários projetos em curso.

9
Lucília Galha

Dor crónica: medicamento revolucionário a caminho

Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.

Ana Taborda

O grande negócio da comida pronta

Só o Continente vende mais de uma tonelada de arroz de pato por dia, o Dez Prá Uma abriu uma loja no centro comercial das Amoreiras, o Quase Quase pensou fazer da garagem uma cozinha. O destino é a sua mesa.

Editorial

Uma nova esperança

Poucos vão chorar a queda de Assad tal como, no futuro, será uma minoria a lamentar o fim dos regimes do Irão, Venezuela, Bielorrússia, Coreia do Norte ou Rússia. Mas é necessário evitar o vazio de poder para impedir que a Síria se torne um Estado falhado, como o Líbano, ou um país que alberga e patrocina o terrorismo.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente