
Escolas. "Falta de professores ainda é o maior problema"
Associações de diretores continuam a acreditar que falta valorizar carreiras, e veem a reestruturação do Ministério da Educação com um misto de otimismo e apreensão.
Associações de diretores continuam a acreditar que falta valorizar carreiras, e veem a reestruturação do Ministério da Educação com um misto de otimismo e apreensão.
O empurrão de Mário Soares, a “surpresa” que Isaltino guardou em Oeiras para a TV e o despertar de Cavaco: como nasceu o maior plano de habitação da democracia portuguesa.
Corpo de Juliana deu entrada no Hospital Bali Mandara, em Bali, esta quinta-feira.
A ginecologista e obstetra Maria Manuel Sampaio lançou um livro, que é um guia prático para responder às questões das grávidas, que surgem dos medos que sentem e que resultam dos imensos mitos que existem.
As carnes maturadas em arcas dry-ager e o marisco sempre fresco e vivo no aquário são as imagens de marca dos três restaurantes, dois em Algés e um em Carcavelos
O chef e autor conseguiu encontrar o traficante de droga responsável pela cocaína que deu à costa em 2001 na ilha de São Miguel, Açores. Entrevistou Antonino Quinci e quer contar toda a verdade sobre Rabo de Peixe.
O videoárbitro conquistou todas as ligas europeias? Todas não, que os suecos resistem a uma tecnologia que veio “acabar com a alegria e a paixão” e “torna tudo mais aborrecido”. Em Portugal, seria possível voltar atrás?
Administração Trump ordenou o fim dos programas de inclusão e equidade, além da proibição de máscaras. Recusa por parte de Harvard levou o governo a retirar apoios federais.
A crise do Bloco é enorme. Perdeu o chique e ficou apenas com um radical esmaecido, sobrevivendo dos restos das guerras culturais "fracturantes" que deu de bandeja à direita e transformou em pouco mais que folclore intelectual urbano. Sem dinamismo, sem base social, sem pensamento praticamente sobre nada, envelheceu num mundo de slogans sem criatividade. Vai ser penoso ver a sua progressiva desaparição grupuscular. Por falar em penoso, o caso do PCP é ainda mais grave.
Fragmentos de osso, restos de tumor, sangue, urina ou até cabelos são hoje determinantes na investigação científica. Na Nova Medical School, em Lisboa, há um repositório destas amostras biológicas que permitem testar novos medicamentos, métodos de diagnóstico e dispositivos médicos. O biobanco arrancou há um ano e já tem vários projetos em curso.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
Só o Continente vende mais de uma tonelada de arroz de pato por dia, o Dez Prá Uma abriu uma loja no centro comercial das Amoreiras, o Quase Quase pensou fazer da garagem uma cozinha. O destino é a sua mesa.
Poucos vão chorar a queda de Assad tal como, no futuro, será uma minoria a lamentar o fim dos regimes do Irão, Venezuela, Bielorrússia, Coreia do Norte ou Rússia. Mas é necessário evitar o vazio de poder para impedir que a Síria se torne um Estado falhado, como o Líbano, ou um país que alberga e patrocina o terrorismo.
Os termos da recuperação do tempo de serviço congelado durante o período de intervenção da 'troika' foram aprovados em julho, depois de terem sido negociados com os representantes dos professores.
Em ambos os casos há uma previsão de subida da receita fiscal na ordem dos 4% como "resultado do crescimento esperado no consumo privado", não havendo qualquer agravamento.
Caso o orçamento seja aprovado, Montenegro terá mais um ano pela frente. Veremos se tem sido apenas um hábil gestor dos timings políticos e da folga orçamental ou se será capaz de levar por diante as reformas de que o País precisa para crescer.