
Mulheres de jihadistas a caminho de Portugal
O MNE está a coordenar um grupo restrito que, em segredo, está a estudar o repatriamento de quatro mulheres e oito crianças dos terroristas portugueses do Estado Islâmico.
O MNE está a coordenar um grupo restrito que, em segredo, está a estudar o repatriamento de quatro mulheres e oito crianças dos terroristas portugueses do Estado Islâmico.
A Procuradoria-Geral da República está a preparar o pedido de extradição de Nero Saraiva para Portugal contra a vontade do governo. O jihadista português está a ser julgado no Iraque e enfrenta a pena de morte
O exército russo indicou que há 68 portugueses no terreno a combater ao lado dos ucranianos e 19 foram já mortos pelas forças russas.
Estatísticas foram divulgadas pelo porta-voz Igor Konashenkov, do Ministério da Defesa. 1.956 combatentes estrangeiros terão morrido.
Roman, Natalie e os dois filhos voltaram a Irpin depois de terem fugido da guerra. A casa dos seus vizinhos foi destruída por um rocket, mas é ali que se sentem em casa, apesar de terem aprendido a viver com um plano de fuga.
O início dos processos na Ucrânia por alegados crimes de guerra subsequentes à invasão de 24 de fevereiro tem sensíveis implicações políticas para o decurso do conflito.
Aos 28 anos, tem um filho de 6 meses de um dos rebeldes, nascido devido a anos de abusos sexuais em Mocímboa da Praia.
"Sanguinários" e "extremistas" são excluídos, garante um comandante de cerca de 700 militares da Legião Georgiana.
O ministro dos Negócios Estrangeiros relembrou que na situação de guerra, a proteção consular "não está garantida".
Soldados canadianos juntaram-se à legião estrangeira. Exército ucraniano diz que já recebeu mais de 30 mil candidaturas estrangeiras.
O movimento Talibã evoluiu em termos políticos e pretende ampla legitimidade e reconhecimento internacional do seu regime, a fim de instaurar uma normalidade duradoura.
A secreta portuguesa salienta que o nível da ameaça voltará a crescer assim que forem levantadas as restrições impostas pela pandemia.
Nero Saraiva foi transferido de uma prisão das forças curdas, na Síria, para o Iraque. Com um mandado de captura internacional ativo, poderá ser extraditado para Portugal a qualquer momento, se as autoridades iraquianas o entenderem. O jihadista já pediu o repatriamento: no Iraque enfrenta a pena de morte
O terrorismo é inútil e raramente alcança os objetivos que, ocasionalmente, consegue traçar.
As autoridades estavam em alerta desde que receberam informações de que Nero Saraiva poderia ter sobrevivido ao colapso do Estado Islâmico. O mais importante jihadista nacional está agora detido na Síria.
MNE referiu ainda que não tem conhecimento de nenhum país que seja aliado de Portugal tenha procedido ao repatriamento de combatentes.