Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
03 de julho de 2024 às 23:00

O camaleão Bardella

A transformação camaleónica que Marine Le Pen produziu desde 2011, quando tomou as rédeas do partido, foi agora potenciada até ao zénite por Jordan Bardella, que está longe de ser uma marioneta da líder do partido. Suspeito que, tragicamente, ainda vamos ouvir falar muito dele.

A cultura francesa foi a principal porta de entrada no mundo para os portugueses da minha geração. Estudámos quase uma década de francês obrigatório, habituámo-nos a ler a cultura, a sociedade e o mundo pelo olhar dos grandes clássicos franceses da literatura, por jornais e revistas como o Le Monde, Libération, Nouvel Observateur, Evénement du Jeudi, mais tarde Marianne, Le Point, L’Express, por aí adiante.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.