Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
03 de julho de 2024 às 23:00

O camaleão Bardella

A transformação camaleónica que Marine Le Pen produziu desde 2011, quando tomou as rédeas do partido, foi agora potenciada até ao zénite por Jordan Bardella, que está longe de ser uma marioneta da líder do partido. Suspeito que, tragicamente, ainda vamos ouvir falar muito dele.

A cultura francesa foi a principal porta de entrada no mundo para os portugueses da minha geração. Estudámos quase uma década de francês obrigatório, habituámo-nos a ler a cultura, a sociedade e o mundo pelo olhar dos grandes clássicos franceses da literatura, por jornais e revistas como o Le Monde, Libération, Nouvel Observateur, Evénement du Jeudi, mais tarde Marianne, Le Point, L’Express, por aí adiante.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.